terça-feira, 27 de novembro de 2012

Formalidades necessárias


Hoje acordei atrasada, a minha cama estava tão quentinha que acabei dormindo mais do que o necessário. Apesar de ter acordado atrasada para sair ao trabalho, eu não poderia passar mais um dia sem ligar para a minha amiga japonesa que perdeu o pai no domingo passado. Seria no mínimo falta de educação não dar as minhas condolências pela perda. Apesar da dificuldade em pronunciar em japonês , eu me esforçei . Escrevi em um papel e fiquei exercitando.
Acho muito importante dizer ao menos "pêsames". Não é preciso falar mais nada,afinal, nestas horas a gente nunca sabe oque dizer e a pessoa do outro lado nem sempre está disposta a ficar falando muito.Esse negócio de desconversar e falar sobre outras coisas também não é legal. Acho importante deixar a pessoa falar de seus sentimentos , se for o caso.
Eu perdi o meu pai ha alguns mêses atrás, e apesar de não ter sofrido muito pelo fato de já estar vivendo bem distante dele hà anos, a gente sempre fica mais sensível, recordando o tempo de quando eramos crianças, os bons momentos e os maus também. É realmente uma situação muito delicada. Pior ainda quando somos muito apegados aos pais. Sofre-se muito a perda, apesar de já saber que um dia este será o destino de todos nós. Morrer por velhice.
Nestas horas nós mesmos tentamos fingir que está tudo bem, mas nunca se está bem quando alguém morre. É um periodo em que os pensamentos sobre a vida e a morte não sessam na cabeça de quem perdeu um familiar. Eu mesma me fiz de forte e nem demonstrei que tinha sofrido muito , nem tanto com a perda que já era esperada, ele já estava muito debilitado, mas eu sofri com as recordações. Algumas mágoas não resolvidas, alguma frustração, algumas lembranças dos bons tempos em familia, etc.
Tudo isso vem a tona quando um de nossos pais falecem. Tem gente que pira com peso na consciencia , ou coisa do gênero. Portanto é muito importante sim ao menos desejar "pesames" nestes momentos.
A maioria das pessoas não sabe oque dizer e evita ao máximo tal situação , mas eu penso que, é no mínimo falta de educação não dizer nada. Dá a impressão de que não nos importamos.
Só depois de ter vivido esta situação é que compreendi , o quanto certas formalidades são importantes . Antes de perder meu pai, eu sempre evitava amigos que haviam perdido seus pais. Deixava passar uma semana ou mais para aparecer como se nada tivesse acontecido. Péssima atitude.
Apesar de não me importar com convenções e formalidades , esta é uma das situações em que as pessoas precisam usar de um pouco de tato e educação. Desejar pêsames a quem perdeu um ente querido é no minimo uma questão de educação.
Se você não é do tipo que se importa com os sentimentos alheios, deve ao menos ser educado e sensível o suficiente para saber que este periodo é delicado , e que a pessoa que perdeu  alguém, vai estar com os ânimos alterados por um tempo. Eu mesma fiquei muito estressada , não dormia direito, e assim mesmo fui trabalhar ,  como se nada tivesse acontecido, mas com os ânimos alterados. Só quem é insensível demais para não entender que este é um periodo que pede um certo resguardo.
Bem, liguei para a minha amiga, e ela está bem, apesar do tom da voz não ser a mesma de sempre. Ela me pareceu animada demais. Não é normal.
Como eu já vivi tal experiência e também me considero uma pessoa sensível o suficiente para perceber os ânimos das pessoas apenas pelo tom da sua voz ou pelo seu olhar, eu já me toquei que ela está querendo demonstrar que ela está bem , ser forte, mas no minimo ela deve estar cansada ou estressada com todos os afazeres que aparecem nestas situações. Nunca ninguém vai estar bem nestas condições.
Fiz a minha parte. Se um dia foi importante para mim receber condolências dos meus amigos ,apesar de não ter recebido de muita gente, com certeza para ela também é. Eu me importo. É esta a impressão que causamos quando desejamos "pesames". Uma simples e unica palavra que faz a diferença.

Nenhum comentário: