quarta-feira, 3 de julho de 2013

Quanto vale o seu dinheiro


Por mais que eu passe apertado aqui no Japão, não é o mesmo aperto de "sobreviver" em São Paulo, então decidi fazer alguns cálculos para compreender o verdadeiro valor do meu suado salário aqui no Japão. Não é nem questão de falar mau do Brasil, um país que eu amo e que tem grandes potenciais de melhorar a sua qualidade de vida em um futuro próximo. Mas , uma vez que saímos do nosso país e conhečemos como funcionam as coisas em países mais desenvolvidos , fica difícil não fazer comparações. Claro que è um absurdo comparar um país de primeiro mundo a um outro de terceiro mundo, mas dinheiro é dinheiro em qualquer parte do mundo. Se o nosso Brasil é ainda um país de terceiro mundo, São Paulo não deveria ser tão cara, e se é cara, deveria justicar o alto custo de vida. 
Os valores japoneses: 

Vestiário: Roupas de marcas custam caro em qualquer parte do mundo com algumas variações, mas no Japão eu consigo comprar desde camisetas básicas  de boa qualidade , a vestidos por 10 dolares.  Nas liquidações japonesas de uma marca popular famosissima aqui no Japão podemos encontrar camisetas por até 4 dolares e de ótima qualidade. 

Acessórios: Bolsas de todo o tipo, ou comparáveis as bolsas vendidas nas Lojas Marisa de São Paulo que custam em media 45 ou 50 dolares, aqui no Japão custa em média 20 dolares. A procedência  é a mesma, China. Óculos de grife tipo Ray ban , ja comprei por 150 dolares no Japão e na Europa. No Brasil um óculos de sol da Ray ban do tipo  aviador não estava por menos de 250 dolares. Relógios de pulso e óculos populares  custam em média 10 dolares. O mesmo preço que se pratica no Dutty free da Argentina e a mesma procedência, China.

Aluguel: kitnet mobiliada com estacionamento para um carro, internet e tv a cabo por 420 doláres mensais, ( em Tokio o preço dobra) . Em São Paulo, uma kit mobiliada gira em torno de 400 a 500 dolares. 

Transporte pùblico: No Japão o transporte pùblico custa caro. Um trajeto de 25 minutos em um onibus japonês me custou 5 dolares. O trem normal de cerca 40 minutos de trajeto me custou  9 dolares. Um trem bala de Shizuoka à  Tokio custa em média 63 dolares para fazer um trajeto de  cerca 1:44 h . A distância em kilometros gira  em torno de 300 kilometros.  Aqui neste quesito é impraticável fazer uma comparação porque a qualidade em questão a horários e serviços oferecidos é bem outra. Mas existe a tal " muvuca" em Tokio na hora do "hush" , assim como em São Paulo. 

Comer fora:  Um  Mc fish  e um suco pequeno no Mc Donalds custa 3 dolares. Um prato de spagheti em um café restaurante , custa 7 dolares, um self service de sushi/sashimi custa 1 dolar por sushi. Um filet de frango grelhado com alguns acompanhamentos   e bebida á vontade, cerca de 12 dolares. Obviamente que existem restaurantes mais caros por aqui, mas eu só frequento os que não passam de 15 dolares o prato completo com direito a bebida. Em São Paulo, os prečos variam muito de região para região e do restaurante. Um comercial em uma lanchonete pode custar 6 dolares, ou um prato de comida em um self service custar 17 dolares o kilo. 

Vícios inùteis: Um maço de cigarros no Japão custa em média 4,5 dolares. Uma lata de cerveja 250 ml japonesa custa em média 2 dolares, dependendo da marca. Uma garrafa de vinho italiano ou chileno pode ser encontrado por 7 dolares ( vinhos novos) . 

O essencial: Luz, gaz, telefone custam caro aqui. Meu consumo de energia sozinha chega a 35 dolares em média, no inverno ele dobra de valor. O meu salário não. Linha de telefone com internet, cerca de 73 dolares mensais. A àgua , o valor é fixo de 21 dolares pagos de 2 em 2 meses. 

Carne: Aqui no Japão custa caro comprar carne em supermercado. Uma bandeja com um pedaço de bife custa 10 dolares. Existem outras opções de compras em supermercados brasileiros com carnes bem mais  em conta procedentes da Austrália. O sabor da carne deixa a desejar.

Frutas: Um absurdo de caro. Nem sei o preço porque não compro. 

O vilão do trabalhador : O valor mais absurdo que eu pago aqui no Japão é o da Previdência Social. E não importa se em um mês se ganha mais e em outro menos. Valor fixo total de descontos com a Previdencia Social , os impostos e o seguro desemprego:  378 dolares mensais. É quase o valor do meu aluguel mensal. 

Os valores acima estão baseados em uma média local. Mas em geral são estes os valores  praticados em cidades pequenas do Japão. Tokio, é outra história. O meu intuito não é nem o de comparar prečos e custo de vida no Brasil, afinal, o salário médio aqui é bem diferente do salårio médio brasileiro. Mas o interessante é que mesmo no sufoco eu consigo pagar todas as minhas contas e ainda me dar ao luxo de morar sozinha. Coisa impossível em São Paulo se o nosso salário não estiver acima da média. 

Em compensação a Saúde Pùblica é quase inexistente por aqui. Se vc quiser se adoentar, ( ninguém quer, of couse) espere até ter algumas economias. Uma internačão pode custar os olhos da cara. Normalmente se paga primeiro e depois o seguro devolve em média 70% do valor pago. Dentista? o seguro cobre também, mas vc tem que desembolsar um certo percentual à cada visita. Com a crise econômica e o povo sem dinheiro, alguns acordos também são válidos  para valores muito altos.

O interessante de viver dentro da economia japonesa é que existe saída para tudo, à partir do momento que aprendemos a economizar e procurar preços mais condinzentes com o nosso salário. Em contrapartida, no Brasil não existe esta opção. 

No Japão muitos profissionais de àreas distintas como a estética, os cabeleireiros e outros profissionais com formação técnica estão optando por trabalhar em fåbricas para poder aumentar os ganhos com horas extras. Ou trabalhando em dois lugares distintos , fazendo bicos nos dias de folga. Esta facilidade não existe no Brasil porque o sistema brasileiro não funciona desta forma. 

Industrialização sempre foi a chave para o avanço de qualquer país. Passou da hora heim, Brasil!

Nenhum comentário: