O verão no Japão é bem diferente do verão brasileiro, a começar pelo clima. Aqui na região onde eu vivo o clima é considerado sub-tropical, mas para quem está acostumado ao verão seco de São Paulo, o calor do verão japonês é de amargar.
Temperaturas que chegam a 38 graus de calor úmido. É impossível sobreviver a este verão japonês sem ter um ar condicionado em casa.
Os ventos são fortes, como sempre, mas a diferença é que o vento não refresca ninguém. Normalmente os ventos são fortes e abafados por uma onda de calor úmido que te fazem suar mesmo estando com o corpo parado. O pior desta sensação de umidade no ar é o efeito que ele faz no corpo: cansaço e corpo grudento.
Eu como boa brasileira, vou sempre a praia quando começa o verão para pegar uma corzinha, ao contràrio das japonesas que se escondem do sol.
Tem muito japonês que curte uma praia, a maioria são jovens ou surfistas. Estes costumam surfar até no Outono japonês, basta ter uma onda mais alta.
A coisa mais dificil aqui é encontrar alguém que curta pegar um solzinho no verão japonês. A maioria das minhas amigas japas não curtem muito os estragos que o verão provoca na pele. Elas tem verdadeiro horror as manchas na pele. Outras se acham gordas demais, outras acham que estão muito velhas para ir a praia. Enfim, aquela mania de japonês meter limites em tudo.
Por um outro lado existe uma cultura japonesa com relação a cor da pele alva. No tempo dos samurais , as mulheres de pele alva eram as de uma classe , digamos, elevada, enquanto as de cor mais escura eram as servas que trabalhavam nas plantações.
No Brasil, ou em qualquer outro país mais ocidentalizado, ir a praia para se bronzear e exibir a cor do pecado durante todo o verão é a coisa mais normal. Usar bikini mesmo tendo mais de 30 anos também não é nada assim " coisa do outro mundo ", mas aqui , em algumas regiões , é algo fora do normal.
Procuro sempre respeitar a cultura local para não me sentir um peixe fora d'agua, mas esta questão de evitar o sol em pleno verão...que me desculpem os japoneses mais tradicionais, mas eu vou me torrarrrrrrr, e de bikini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário