terça-feira, 8 de abril de 2014

Chat cultural



Quando estou em casa de folga e acordo de madrugada , a primeira coisa que eu faço é pegar meu ipad e fuçar na net. 

Neste final de semana decidi entrar em um site de relacionamentos que me inscrevi ha uns 2 anos atrás e nunca entrei. Deixei abandonado porque no site pedem o endereço e o cep , e eu tive que colocar o cep aqui Japão. O site conecta automaticamente com o Cep da regiao onde moramos e se limita a apenas aquele país, ou seja , o Japão.

O que que eu vou fazer com tanto japonês? Já me bastam os meus colegas de trabalho e o resto do Japão todo. Pelo Amorrrr!

Para a minha surpresa ao abrir a caixa postal haviam  várias mensagens , a maioria de japoneses, outros de brasileiros e peruanos que vivem por aqui. Dei uma rapida olhada e já predendia desconectar quando um italiano me chamou no chat. Conversamos um pouco e já estava desconectando quando uma chuva de turcos entrou no meu perfil. 

O que acontece ultimamente que os sites de relacionamentos andam lotados de turcos??

Me lembro que no Orkut chovia indianos, agora os turcos. Mas será por causa das novelas da Globo?

O mais interessante é que eram turcos que vivem aqui no Japão hà anos. Nem são mais turcos, são meio japoneses. Eh, todos me escreviam em japonês. È mole? Coisa mais esquisita, sô!

Eu fico imaginando , se eu estivesse no Brasil estas coisas não aconteceriam. Imagina um turco virar pra você e começar a conversar em japonês? 

Estas coisas estranhas só acontecem comigo aqui no Japão. 

Conversa vai, conversa vem. O japonês do turco era muito precário e eu tive que adivinhar quase a metade da conversação e adicionar algumas palavras em inglês . Olha eu arrepiando no meu inglês básico. 

Lá pela metade da conversa, que estava muito engraçada , não tanto pelo conteúdo, mas pela situação. Perguntei a ele se ele era muçulmano. Obviamente que ele era. Que meeeeeda!!!!

A gente ouve tanta coisa ruim dos fanáticos do Islã que acabamos generalizando e misturando todas as raças numa panela só e associando a imagem dos muçulmanos aos terroristas. Mas, mesmo que os turcos não sejam como os paquistanêses , iraquianos e afegãos ( sei lá se esse povo todo è muçulmano) , na crença Islã a mulher é tratada  de uma forma extremamente machista. 

Ele tentou me explicar que existem diferenças entre os turcos e mais uma raça que vive por aquelas bandas, mas eu não entendi. Nem dava, com aquele japonês meia boca do turco, mas isto atiçou a minha curiosidade. Lá fui eu fuçar na net sobre o Islã, a Turquia, e sua historia. 

Precisei abrir o google maps para entender qual era a localização exata de Stanbul e a influência que os turcos recebiam de outros países que fazem fronteira com a Turquia. 

Madonna Mia!! A Turquia faz fronteira com a Bulgária de um lado e com a Armênia e a Georgia do outro lado. Santo Deus! eu nunca ouvi falar nada destes países. 

Fuça daqui, fuça dali, encontrei uma região muito particular chamada Sart, e uma outra chamada Èfesos com suas colinas e as ruínas do templo de Artemis . E eu que jurava que o templo de Artemis ficava na Grécia. 

A minha curiosidade se transformou  em empolgação e decidi assistir varios videos desta região, que aliás tem passagens bíblicas em um reino que leva o meu nome. 

É história demais para se fuçar em apenas um dia e compreender tudo. Desde o Islã ao templo de Artemis. 

Mas olha só, o que um simples bate- papo em um chat pode desencadear quando o seu interlocutor é de uma cultura totalmente diferente. É pura cultura, na prática!

E agora vamos desvendar a Eurásia.. .que já me passou até o número do celular....


Nenhum comentário: