domingo, 20 de abril de 2014

Ignorando datas



Viver em um país culturalmente diferente  ao de nossa origem não significa apenas aprender a respeitar a cultura local. Significa  esqueçer um pouco de quem somos. 

Como todos sabem, o Japão é um país de cultura milenar, e grande parte de sua população é xintoísta ou budista. Aqui , ninguém sabe o significado de datas cristãs, mas mesmo assim eles comemoram o Natal , como uma data comercial , e alguns casamentos são celebrados em igrejas de mentirinha, apenas para ter aquele momento hollywoodiano de desfilar com trajes ocidentais , como nos filmes americanos. 

A Páscoa então, é inexistente por aqui, mas alguns japoneses ainda conseguem encontrar ovos de Páscoa americanizados por aqui com um grande " Happy Easter" inscrito na embalagem. 

Não sou católica praticante , portanto, é muito fácil acabar esqueçendo de tais datas, ou melhor dizer, ignorar tais datas, porque esqueçer é difícil. Quando " algo" ou " alguém" não faz parte de nossa vida cotidiana acabamos deixando de lado, tentando admitir  para nós mesmos que,  " não tem importāncia".

No fundo, sempre tem importāncia sim, mas é uma parte de nós que preferimos esquecer quando estamos longe. Todas as comemorações cristãs levam a união com o todo, através  da família. Podem imaginar o quanto é triste não fazer mais parte desta tal união familiar por seguidos anos?

E , como se fosse possível esqueçer desta parte de nós, tentamos ignorar tais datas e buscar razão na cultura local. Evitando sofrer  com a lembrança de quem èramos. 

Nestas datas fica sempre plantado dentro de mim um sentimento de " ninguém me entende". 

Nenhum comentário: