quarta-feira, 23 de abril de 2014

Hipocrisia



Se existe uma palavra que não me cabe é a hipocrisía. Esta palavra não existe no dicionário da minha vida e nem nunca existirá, sou franca e verdadeira demais .O que  às vezes chega a ser um grande defeito neste palco ( circo ) armado da vida.

Não aceito ser condicionada  a absolutamente nada que não me seja conveniênte. Não sei atuar, não sei fingir a minha insatisfação e dizer: -Ah, tá  tudo bem, se está bem assim pra todos, eu também concordo. Nunca vão me ouvir dizer uma frase desta se eu não estiver  de acordo com a maioria, a não ser que seja conveniente. 

Conveniência, esta é uma palavra que eu gosto. É sinônimo de cabimemto, decência, decoro, lucro, vantagem e utilidade. Tudo isso junto é bom demais. 

Adoro tudo aquilo que é conveniênte pra mim. Nada de sofrer, se sacrificar, se violentar ou coisas do gênero. Já fiz muito e por vezes ainda faço por conveniência. 

Talvez esta seja mais uma característica marcante no signo de Capricornio, mas sem ela não se vive. Não ao modo Capricorniano. 

Os  Capricornianos são muito conveniêntes , apesar da fama de materialistas, aquilo que conta muito na hora de decidir alguma coisa importante é a sua própria conveniência. Coisa de gente egocentrica e individualista , que nada tem a ver com materialismo. É pura busca de segurança. 

E não me venham com hipocrisia ! A segurança material é algo que nos tranquiliza nesta vida . Não me refiro a possuir uma mansão com vários empregados, iates, carros importados, roupas de grife e todo o luxo que uma vida financeira bem sucedida possa nos oferecer. Me refiro a não sofrer com a falta daquilo que nos dá prazer. 

Cada pessoa tem o seu grau de " prazer" na vida . Tem gente que nasceu tão humilde ( quase medíocre) que se contenta com muito pouco e não faz absolutamente nada pra mudar e se contentam com os restos dos outros. São os humildes conformistas, ou preguiçosos. 

Tem os ganânciosos que não perdem  uma chance de puxar o tapete de quem quer que seja. Estes são  os famosos fdps. 

E tem os que correm atrás daquilo que acreditam merecer por todas as vias. Não importa por onde , eles  sempre enxergam  uma possibilidade de melhorar a sua situação . São os oportunistas. 

E tem algum mal em ser oportunista? 

Não perder nenhuma oportunidade na vida é questão de inteligência, nunca foi sinônimo de falta de moral. A não ser que este oportunismo acabe desfavorecendo alguém. Aí não é mais oportunismo , é sacanagem mesmo. Percebeu a diferença ?

Dentro do meu oportunismo sano, já me aproveitei de várias situações e continuo me aproveitando. Conveniēncia e oportunismo são duas armas poderosas pra quem sabe utiliza-las de forma inteligênte. 

Unir o útil ao agradável sempre foi o meu lema e continua sendo. Não sou hipócrita. Sei muito bem onde os meus calos doem e sei também oquê me satisfaz. Dinheiro no banco. 

Pode ser fruto do meu trabalho , como pode ser fruto do trabalho de alguém. Não importa. Se è compartilhado satisfaz do mesmo jeito. A falta dele é que nos desestabiliza. 

E não me venham com idèias romanticas de um amor e uma cabana . Até mesmo a cabana tem o seu preço e alguém deve pagar por ela. 

Não é uma roupa de grife , um carro importado ou uma viagem todos os anos para a Europa que faz alguém feliz. Aquilo que nos sacia a alma é saber que não temos tudo isso porque simplesmente não nos faz falta, mas podemos ter no momento que quisermos da forma que quisermos. 

Conta bancária gorda, estilo Tio Patinhas. Esta é a  verdadeira tranquilidade  ( zen) Capricorniana. 

Nenhum comentário: