quinta-feira, 24 de abril de 2014

Intercâmbio Cultural



Nos meus laboratórios ( experiências) com relacionamentos interculturais aprendi muita coisa que hoje faz parte daquilo que sou. Pequenos aprendizados que hoje ,fazem toda a diferença na minha vida. 

Como dizem:  Nenhuma  pessoa , ao passar por nossas vidas vai embora sem nos deixar nada. Elas deixam rastros, vestígios, aromas, e um pedaçinho da sua alma.

Com um deles aprendí o quanto  podemos viver plenamente cada momento da vida com uma pitada de paixão e loucura.  A vida acontece mais rápido para aqueles que ousam , mesmo correndo o risco de quebrar a cara. 

Viver um dia após o outro. Esta foi a frase que ele me disse e me marcou para sempre. Nunca mais fui a mesma . Perdi o medo . 

Em uma outra experiēncia , também fantástica sob um aspecto cultural , aprendi o quanto é importante morar bem. Ter uma casa limpa, bem decorada e se possível com um belo jardim repleto de cores . Abrir a janela e poder vislumbrar a beleza da natureza logo ao despertar. 

Este me ensinou o quanto é importante para o nosso equilibrio emocional poder ver o " belo" dentro de casa ou da janela de casa. Me ensinou a apreciar a Natureza e fugir de estados melancólicos ou depressivos. 

Me ensinou também a preparar uma bela mesa de jantar. E não podiam faltar as velas aromatizadas. Todo este preparo e zelo eram a representação do respeito com quem se sentaria à mesa. No caso, nós  mesmos.

 Hoje, nunca deixo faltar uma velinha aromatizada à mesa, mesmo quando estou sozinha. Eu me respeito. 

Um outro me ensinou sobre " relacionamentos". Não cancele nunca alguém da sua vida, ou até mesmo do seu facebook só porque agora você não precisa mais dela , ou simplesmente porque ela tomou um outro rumo na vida, ou se casou. Mantenha sempre um contato respeitoso com aquele ( a) que um dia preencheu os vazios da sua alma , mesmo que por apenas um final de semana. Seja gentil. 

Não apague nunca uma bela passagem da sua vida , só porque ela foi curta , ou não te rendeu frutos . São recordações que fazem parte da sua vida. 

Aprendi tanto sobre a vida com estes " professores da vida" que nem tinham em momento algúm a pretensão de me ensinar absolutamente nada. Fui apenas absorvendo aquilo que me tocava à alma de alguma forma através da mentalidade cultural de cada um. 

Se somos realmente aquilo que vivemos, hoje eu tenho um pouco de todos em mim. 

Totalmente européia. 

Comportamento, civismo, valores de família, prazeres à mesa, respeito . Nunca em uma vida inteira de Brasil consegui absorver tanta coisa apenas observando o comportamento das pessoas à minha volta. 

Afinidade mental? Pode ser que sim, mas pode ser que onde eu vivia antes ( o meu meio) e as pessoas com quem eu  convivia , não tinham absolutamente nada a me oferecer...

Nenhum comentário: