sexta-feira, 11 de abril de 2014

Esconde esconde alla japonesa



Aqui na terrinha do Miojo Lamén, o povo tem a mania de esconder os verdadeiros sentimentos( eu herdei um pouco disso) . Um japonês nunca vai te falar na cara aquilo que ele está sentindo ou pensando. Dizem que é inconveniente, falta de educação...sei lá!

Normalmente te tratam com muita educação ou certa distância. Principalmente quando se trata de estrangeiros. Não penso que seja preconceito, é medo mesmo. 

Hoje vivi uma situação muito " esquisita" para o meu gosto. 

Ultimamente eu ando muito atarefada no trabalho e fazendo mil coisas ao mesmo tempo. É normal que eu cometa algum erro ou me esqueça de algum detalhe. Meu trabalho é muito cheio de detalhes.

Em casos assim, quando cometemos algum erro eu penso ser normal que a pessoa que encontrou algum erro nosso venha nos comunicar . Pois é, nem sempre é esta a reação de alguns japoneses. 

Percebí uma movimentação atrás de mim, um tal de olhar o relatório dez vezes, depois ir conferir no computador, um passa , passa , por cerca de meia hora. Obviamente que eu imaginei que fosse alguma coisa que eu fiz errado, ou que o japa não estava entendendo. 

Esperei ele vir falar comigo, como não veio, eu continuei meu trabalho e nem liguei. No final do dia quando fui conferir os meus relatorios tinha um X bem grandão em cima do meu relatório do dia anterior. Eu havia escrevido na folha errada e o japa estava que nem louco procurando o outro relatório, que não existia . Obviamente, se eu escrevi na folha errada, nem São Longuinho iria ajudar a encontrar. 

Pois, se o japa percebeu  que havia algo errado, não seria mais simples me perguntar? 

Assim eu mesma poderia ir verificar o meu erro e tomar mais cuidado. 

Não, esta não é a reação normal de alguns japoneses. Claro que isto difere de região para região, tem japoneses mais ao Sul que são bem diretos e quase estúpidos. Nem querem saber se foi você. É o que ele pensa e pronto! 

E ai de você se for responder no mesmo tom. 

O grande problema de trabalhar com japoneses é a tal da hierarquia e a timidez. Você nunca pode responder para o seu chefe ou algum veterano no mesmo tom. A timidez é outra coisa que atrapalha muito a comunicação entre departamentos. Os japoneses não são capazes de ir direto na fonte e pedir satisfação, eles rodeiam, rodeiam, e vão reclamar com o chefe. Em contra-partida, o chefe para não criar mais " encrenca" , muitas vezes nem chama as duas partes e poē panos quentes, que com o tempo começa a ferver. 

Gente! Assim não dá!

Não é por nada não, o meu pai era japonês legítimo. Portanto, eu conheço bem a raça. Esse negócio de não falar o que está acontecendo, pensando ou sentindo é coisa de robôs e marionetes. Não é questão de educação. 

Se é karma eu não sei, mas tem certas coisas que eu simplesmente não suporto na mentalidade japonesa , e posso viver anos aqui, morrer aqui, e nunca vou aceitar como normal, porque não é normal. 

A falta de habilidade para a comunicação, até mesmo entre eles , é uma deficiencia local e não cultura local. Pronto! Falei! 

Nenhum comentário: