quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dormir faz bem



Começou o feriado de agosto aqui em terras nipônicas, pra  mim serão  14 dias de folga. Na realidade seriam 9dias, mas eu emendei com as minhas folgas normais . Ainda não sei o que vou fazer com tanto tempo livre, já que estamos tão habituados a não ter tempo pra absolutamente nada , e ainda por cima sem poder gastar porque o salário do mês será curtissimo por causa do feriado. Por mim, eu iria passar 4'dias em Okinawa , em alguma ilha , e matar as saudades daquele povo tão diferente de todo o Japão.

Meu primeiro dia de folga foi uma libertação, ou seja, fui dormir na manhã de quinta-feira e só acordei na sexta de manhã. Deu umas 24 hs de sono. Claro,que eu acordei pra comer, ir ao banheiro e ler um pouco, mas a prioridade era a de dormir o quanto o corpo pedisse. 

Alguns colegas de trabalho vão fazer "arubaito" , bico, durante o feriado , e até ouvi dizer que o meu nome estava na lista dos que iriam trabalhar no feriado. Mas como ninguém me avisou, eu fiz de conta que nem sei. Prefiro descansar, apesar de ser um prejuizo aqui em terras nipônicas porque o feriado não é remunerado para nós que somos funcionarios temporarios. Mesmo assim, quero poder ter muuuuito tempo pra não fazer nada e nem ter hora certa pra dormir e acordar.

Ontem consegui dormir direto ( tomei 4 mg de melatonina) das 7:00 hs da manhã até as 15:00 hs da tarde, depois dormi de novo. Percebi que a qualidade do sono é bem melhor quando a gente não tem a preocupação de ter que acordar . Eu sempre despertava do nada , após 3 ou 4 hs de sono , em dias de trabalho, mesmo tomando a melatonina. Deve ser a procupação de perder a hora . Como eu trabalho em turnos, sou obrigada a dormir cedo no turno diurno e acordar de madrugada, ou dormir durante o dia e acordar no fim da tarde quando estou no periodo noturno. O relogio biologico fica meio louco. A melatonina tem me ajudado muito, e mesmo dormindo poucas horas, o sono é bem reparador. Abençoada Melatonina!!obrigada por reparar o meu sono e tornar os meus dias de trabalho  menos sacrificantes. É horrivel ter que cumprir uma carga horaria de 12 hs direto, sem ter pregado o olho. E isto ocorria em todas as mudanças de turno , antes da Melatonina. 

Agora são 6:30 hs da manhã de sexta-feira , estou esperando passar um pouco o tempo pra pegar a minha bike , ir tomar café no kombini e depois pegar um trem pra cidade. Vou ter que trocar uns dolares pra passar o feriado. Olha o prejuízo começando logo nos primeiros dias de feriado!

Ainda não fiz nenhuma programação pra tanto tempo livre. Talvez praia com uma amiga e visitar algumas amigas em outra cidade. Depois , a prioridade será de não gastar muito e repousar ao máximo. Dormir sem medo de ser feliz !

Nunca fiquei tão feliz em poder ter tanto tempo disponível pra dormir. Afinal, eu mereço. Foram mais de 7 meses de trabalho em turnos alternardos com pouquissimas horas de sono. 
Neste feriado, a prioridade é dormir. Dar ao meu corpo o direito de dormir o quanto ele necessite. Pena que logo quando começa o trabalho parece que comeča tudo de novo e logo no segundo dia de trabalho o sono fica prejudicado e o corpo cansado. Fazer o quē? 

É incrivel como dormir bem repara o nosso corpo. Não estou sentindo dores nas costas, nem as pernas pesadas e nem o rosto marcado por rugas de expressão. 

O calor neste periodo do verão japonês tem chegado a 39 graus , portanto, decidi sair logo cedo , fazer as minhas coisas e voltar rapidinho pro apartamento e ficar com o ar condicionado à 23 graus . Olha o prejuizo do feriado de novo! A conta de luz vai às alturas. 

Bora, sair e aproveitar o tempo livre. Que benção , não ter nada programado e nem hora pra nada!
Agora sim, vou avançar mais um pouquinho no yoga. Quer dizer, praticar, porque eu não estava conseguindo. 

Namastê!

Nenhum comentário: