sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Não, aos refrigerantes

                             Refrigerantes- um delicioso veneno! 

Não sei dizer ao certo quando parei de tomar refrigerantes, talvez hà mais de 10 anos atrás. Me recordo muito bem do dia em que me conscientizei de que as minhas dores estomacais e a minha barriguinha proeminente eram causados pelo consumo de Coca-Cola.

Na época eu trabalhava como gerente de uma loja de moda jovem (US& 2 Co) no shopping Jardim Sul, no Morumbi , e apesar de ser gerente de loja , o meu salário era composto por comissões , portanto, haviam meses que eu tinha que economizar muito. Meu almoço era um pastel e uma Coca-Cola , ou um Hot-dog e uma Coca-Cola , uma pizza e uma Coca-Cola ou duas coxinhas e uma Coca-Cola. Quando o mes era bom , eu comia na Praça de alimentação , um baked Potato ou uma refeição normal, tipo um strogonoff ou comida mineira, mas nunca deixava de incluir a Coca-Cola. 

Me sentia saciada apesar de comer pouco porque o meu estômago simplesmente inflava após cinco minutos de iniciada a refeição ( com Coca-Cola) e depois de uma meia-hora começava a doer. Como estou acostumada a sentir dores ( tenho calos nos pés) a vida inteira em alguma parte do meu corpo, acabei me acostumando com esta dor no estômago por muito tempo. 

Um belo dia, apös lanchar um  sanduiche e uma Coca-Cola ,,começei a sentir pontadas terriveis no estômago. Sem falar do inchaço que nem dava para disfarçar. Meu uniforme de trabalho era uma calça cargo de lycra e uma baby-look bem agarradinha. Nem dava para chupar a barriga e ficar ereta porque a dor não me deixava. Então, uma das minhas vendedoras, uma garota de apenas 16 anos me questionou se não era a quantidade exagerada de café expresso que eu tomava. Parei e começei a pensar em tudo aquilo que eu ingeria  durante o dia. 

Café e Coca-Cola eram os campeões das minhas refeições diárias. Uma Coca-Cola durante as refeições e um café expresso após as refeições. Dá pra virar uma gastrite, não dá?

No dia seguinte parei com a Coca-Cola e a substitui por suco de  laranja . Mesmo assim a coisa não melhorou. Mas suco de laranja nåo é saudável? 

Já perceberam que quando deixamos um suco de laranja com bagaço dentro de uma garrafa pet por muito tempo no calor, ela simplesmente fermenta e incha a garrafa pet?

Parei com os sucos de laranja com bagaço também. E aos poucos fui percebendo uma grande melhora no inchaço do meu estômago e nas dores estomacais. Mesmo assim, de vez em quando ainda sentia o estômago inchado e muitos gases. Cortei o leite e seus derivados, ou melhor reduzi . 

Com esta rotina de No refrigerantes , No sucos de laranja com bagaço e No leite , substituindo por leite de soja , o meu estômago anda muito agradecido. Acabei com aquela barriguinha que era só inchaço, e hoje eu posso e adooooro usar blusinhas de malha bem justas sem nem me preocupar com a altura do meu estômago.

Pequenos habitos alimentares refletem no nosso corpo sem nos darmos conta. Definitivamente, os refrigerantes são algo que hoje eu não aprecio por nada. Aliás, qualquer coisa que seja gaseificada. De vez em quando me permito beber uma Coca-Cola, uma agua com gás, ou um espumante, mas dá para contar nos dedos de uma mão a quantidade que bebo em um espaço de um ano. 

Os benefícios de se abolir refrigerantes da nossa alimentação são muito mais amplos do que apenas evitar gastrites . Basta fazer uma busca no Google para saber quais são. 

Aos poucos vou me conscientizando de como tenho tratado o meu corpo, o meu templo. Sim, o nosso corpo é o nosso templo, e o minimo que devemos fazer é alimenta-lo de forma saudável, evitando alimentos que sejam, apesar de deliciosos, um veneno para o nosso bem estar e saùde. 


Nenhum comentário: