sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Manter a forma após os 40 anos



Exercícios? Dietas milagrosas? Nãooooooo! 

O segredo de se manter em forma mesmo após uma certa idade é "consciência". 

Claro que o fator genético ajuda e muito , mas ter consciência das transformações no nosso corpo é crucial para se manter a forma após uma certa idade. 

Todos sabemos que o corpo começa a diminuir a produção de alguns hormônios no corpo após os 30 ou 35 anos , e atingem um pico de declinio cerca dos 40 e tantos, não é mesmo?

A gordura começa a se reter em locais que antes nem existiam, como nas costas e na barriga. Mesmo sem ter alterado absolutamente nada nos nossos habitos alimentares. O corpo começa a exigir mais atividade fisica e uma alimentação controlada. 

Eu nunca fui adepta de dietas e se fosse preciso fazer uma dieta radical , creio que eu sofreria muito para manter a disciplina. Graças a Deus , a minha genética ajuda, puxei meu pai que era bem magrinho, e nunca sofri muito com o ganho de peso. Porém, após uma certa idade tive que começar a ser mais disciplinada com aquilo que eu comia. Começaram a aparecer uns pneuzinhos em volta da minha cintura e gradativamente ( apesar de magra) fui perdendo a minha cintura de pilão. 

Me conscientizei de que não necessitava de uma dieta , apenas eliminar certos habitos noturnos. Eu comia um pacote de pão de forma ( com seis fatias) japonês  antes de dormir e ainda comia qualquer coisa que estive ao meu alcance. Era viciada em paēs japoneses. Aqui eles tem uma variedade deliciosamente variada . 

O nosso metabolismo fica muito mais lento , e se antes , eu ia ao banheiro três vezes por dia, agora tenho que me contentar com apenas uma vez ao dia. Quer dificultar mais ainda o trabalho do seu metabolismo? Consuma carnes vermelhas em excesso, eles são terriveis para a digestão. 

Aqui no Japão o preço da carne bovina é muito alto, portanto, por economia eu a substitui por carne branca grelhada e só uso azeite de oliva . Frituras nem pensar. Quando percebo que estou começando a ter dificuldades de ir ao banheiro pelo menos uma vez ao dia, rapidinho aumento a quantidade de legumes e verduras na minha alimentação. Não fico esperando o meu organismo se reestabelecer e nem nunca uso laxantes. Acredito que o organismo se acostuma e se torna ainda mais preguiçoso. 

Pequenos habitos alimentares que fui introduzindo aos poucos , nada de muito radical . Os efeitos a medio e longo prazo são visíveis . Em comparação com amigas da mesma idade, o meu fisico é muito mais harmonioso e com formas definidas, apesar de ter perdido o tonus da pele, o que é natural para a idade. Aquilo que não é natural é perder a forma por não ter consciência das modificações hormonais do nosso corpo após uma certa idade. 

Não podemos esquecer do psicológico tambem. Alterações hormonais nos induzem a estados de irritabilidade e depressão. Alguns novos habitos podem amenizar este estado quando nos conscientizamos daquilo que nos faz falta ,tanto no aspecto fisico ( alimentação) como no psicológico. Suplementos alimentares ajudam bem, yoga também. 

Não é preciso chegar ao ponto de fazer lipo-aspiração, e nem cirurgia bariátrica , quando temos a consciência de quando é preciso mudar,,e se preciso for, de buscar ajuda medica para estarmos sempre de bem com o nosso corpo e principalmente com a mente. 

No caminho da conscientização. Namastê!

Nenhum comentário: