sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Rejuvenescer dormindo



A minha vida virou de cabeça para baixo depois que começei a trabalhar em turnos pela primeira vez. Não conseguia dormir direito e nem sabia a que horas eu deveria almoçar ou tomar o café da manhã. Lógico que toda esta mudança nos horarios habituais tiveram um efeito devastador em mim. Emagreci horrores e a minha pele do rosto ficou super enrugada . 

Nos primeiros meses eu nem me reconhecia de tão magra e enrugada que fiquei. E quando as pessoas se encontravam comigo se assustavam também . 

Percebi que a perda de peso era o fato de eu não estar me alimentando o suficiente nas horas certas. Ou melhor , não tinha definido ainda os horários das refeições. Começei então, a reforçar o meu café da manhã , mesmo sem ter muito apetite logo ao acordar. Com o tempo fui ganhando peso e recuperando a energia perdida em função das horas longas de trabalho e pouco tempo de sono com qualidade. 

O peso eu ja havia recuperado, mas e o sono? 
Chegava pela manhã ( 5:30 hs am) cansadissima e já começava a cochilar sö de me sentar , mas quando eu ia dormir , o meu sono era interrompido apös umas 4:00hs apenas de sono leve. Insuficiente para quem estava habituado a dormir cerca de 8:00 hs por dia. 

E fuça daqui, fuça dalí no google , e encontrei a solução para o meu problema de sono sem nenhuma qualidade, a tal da Melatonina em comprimidos de 10mg.

A Melatonina é um hormonio produzido pela glandula pineal quando estamos dormindo, é ela que regula o nosso relógio biológico, a famosa pilula do crescimento. 

Obviamente que pesquisei tudo antes de começar a usa-la, e os seus efeitos colaterais que são minimos , a não ser que seja utilizada em doses muito acima de 10mg . Acima desta quantidade é melhor consultar um médico. O corpo humano fabrica no maximo 3 mg de melatonina à cada noite de sono , portanto, dosagens acima de 10 mgs requer um certo cuidado. 

Começei tomando mais ou menos 3 mgs , partindo os comprimidos em 4 partes. Já ajudou bem na qualidade do sono , mesmo assim , acordava de vez em quando. Aumentei para 5 mgs , e desta vez creio que acertei no quanto o meu organismo necessitava. Mesmo acordando após apenas 5:00 hs de sono , a qualidade do sono é bem melhor. Dormia profundamente e despertava com os olhos inchados de tanto dormir. Coisa que não acontecia antes. Sem a melatonina eu despertava com o rosto enrugado , cheio de marcas e aquela sensação de nem ter dormido absolutamente nada. Era como se eu estivesse deitada, apenas descansando o corpo sem realmente me desligar. 

Aos poucos fui percebendo uma melhor disposição durante o trabalho . Já não sentia mais aquelas ondas terriveis de sono mesmo estando em pé e em movimento. E o melhor de tudo! Aquelas rugas de expressão e bolsas em baixo  dos olhos simplesmente sumiram. 

Fazia muito tempo que eu não despertava com o rosto descansado e rejuvenescido pela manhã. Bastava apenas jogar uma agua fria no rosto e o inchaço dos olhos desaparecia. Nem precisaria mais usar corretivos para disfarçar as olheiras . 

Sempre ouvi dizer que o melhor tratamento de beleza para uma pele adulta era o de ter um sono de qualidade. E não é que é verdade?!

A melatonina além de restabelecer o meu sono está de alguma forma me rejuvenescendo . É sabido que o nosso corpo se regenera e fabrica hormonios durante o sono , e não dormir bem é sem duvida um fator de grande contribuição para o envelhecimento precoce. 

Quem é que está com pressa de envelhecer ? Ninguém né!

E viva a Melatonina!

Nenhum comentário: