Meu queijo fresco in Japan .
O japão é bem conhecido e reconhecido no mundo todo por sua culinária , sushis e sashimis são considerados pratos elegantes em várias partes do mundo. Apesar do prato mais conhecido mundialmente ser o sashimi ( peixe cru) , a criatividade japonesa ultrapassa os nossos padrões tupiniquins quando o assunto é criar sabores e combinações inusitadas. Gelatina de café, kit kat de batata doce, sorvetes de flor de sakura ( cerejeira) , gelatina de ovos ( salgado) , sanduiche de frutas , e uma infinidade de combinações de sabores e texturas utilizando como base o famoso chá verde.
Apesar desta grande variedade de sabores e combinações , a coisa mais dificil de encontrar aqui em terras nipônicas são as variedades de queijos. Até encontramos algumas opções nos supermercados , mas não é aquela qualidade de queijos que nós brasileiros estamos acostumados. Fora os produtos importados , a variedade de queijos é bem reduzida e o sabor também. Tudo está adaptado ao exigente paladar japonês. Encontrar um queijo que se assemelhe a nossa mussarela é muito dificil, a maioria dos queijos vendidos em supermercados japoneses é aquele queijo do tipo cheddar .
Com tanta dificuldade em encontrar outras variações de queijos decidi tentar fazer o meu proprio queijo fresco caseiro. Se eu soubesse que era tão fácil , não teria passado tanta vontade.
Apenas três ingredientes et voalá! Está pronto o nosso queijo fresco. Basta um litro de leite integral , meia xicara de café de vinagre de maçã ou vinagre de vinho branco e sal á gosto. O único problema aqui é o leite japonês que por mais gorduroso que seja , não chega aos pés do leite integral que temos no Brasil. Portanto, a textura do queijo fresco caseiro utilizando o leite japonês deixa um pouco a desejar. Mesmo assim, para quem estava privado de apreciar tais sabores , até que não é tão ruim.
Um comentário:
Porque não experimenta com leite pasteurizado e não o UHT?
Postar um comentário