sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Coisa de gente fina

Quando trabalhava em São Paulo como secretária de um judeu ricaço e dono de uma Galeria de Artes em plena Haddock Lobo, aprendi muitas coisas em um curtíssimo espaço de tempo.O tempo que durou a minha "tentativa" de ser secretária.Acho que era o sonho de toda adolescente.Ser secretária ou aeromoça.
Muitos contatos internacionais, muita gente fina, colecionadores de quadros,esposas de banqueiros,ex-sequestrados, esposas de ex-prefeitos e um caminhão cheio de marchands e pintores.Muita frescura e gente metida a besta,mas muita cultura e arte me rodeavam.
Entre eles aprendí a apreciar a arte abstrata e ter o prazer e a honra de estar enfiada no acervo de quadros de tantos pintores famosos. Aprendi muita coisa ali. Coisa inútil também. Porque será que todo rico é meio excêntrico?Será chic ser assim?
Uma das coisas que aprendi entre eles,os socialites da época,é de que nunca devemos telefonar para a casa de alguém antes das 10:00 am. Pra nós "simples" mortais , 10 hs da manhã já é tarde pra começar a enfrentar o batente e fica sempre a impressão de que se perdeu a manhã toda fazendo nada,e pobre não se permite ficar fazendo "nada".Mas ao menos de final de semana eu me permito dormir até doer as costas.Então minha gente pobre,por favor,nunca me liguem insistentemente antes das 12:00 am.Não é chic...:-)
Três toques são o suficiente e se a pessoa não atender,não insista.O numero de seu telefone ficará gravado na memória do celular , e hoje em dia qualquer pobre tem bina.Com certeza,se a pessoa for educada te retornará a ligação assim que possível.Ser pobre não é sinônimo de mal educação.

Nenhum comentário: