sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Obakês de Verão



Obakê é uma palavra que se escuta muito aqui no país do sol nascente,que significa :fantasmas,espíritos e afins.Este povo é muito místico e eles acreditam em cada coisa doida que até parecem aquelas estórias de assombração pra assustar criança.
Esta semana começa o feriado japonês de agosto , o Obon .É um feriado budista que comemora os mortos e dizem que nestas datas (13 e 15/08),os espíritos dos antepassados voltam a este mundo ,para reencontrar os seus familiares.
Uma amiga japonesa me disse que não é aconselhável ir a praia nestas datas porque os mortos voltam pra puxar a perna de quem se banha no mar.E que os índices de afogamento ao mar são maiores nesta época.
Nem poderia ser menor, é pleno verão. Estranho seria um alto índice de afogamento em pleno inverno.
Ah!Me poupem!Vocês acham mesmo que eu vou deixar de ir a praia por medo de "obakê puxa-perna japonês"?
E se eles realmente voltam pra reencontrar os parentes ainda vivos, porque iriam perder tempo puxando a perna de uma estrangeira que eles nem conhecem?
Pra dizer a verdade eu tenho os meus avôs por parte de pai que eram japoneses e viveram e morreram aqui nesta terrinha. Que Deus os tenha.
Mas eles nem sabiam nadar, e nem me conheceram pessoalmente. È mais fácil a loira do banheiro me reconhecer do que eles.Buuuuuuuuuu!!!

Nenhum comentário: