quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tradições

Poderia escrever imensos textos falando sobre a cultura e a tradição japonesa, mas percebo que "dessa" cultura eu não entendo é nadica de nada.
Estava lendo um site muito interessante de um japonês que escreve em italiano no seu blog (Dall Giappone) ,e fala da tradição japonesa ,das comidas típicas,das cidades históricas do Japão,mangás, entre outros assuntos muito interessantes.Que sinceramente...não me interessam.
É incrível o número de pessoas que conheço (descendentes de japoneses) que não se interessam nem um pouquinho pela cultura e tradição da própria raça de origem. Será uma negação subconsciente da própria origem?Será horror a palavra "tradição"?
Afinal de contas, perder as origens nascendo em um país como o Brasil é facinho, facinho.Mas e o desinteresse total pela cultura japonesa?
Acredito que a cultura japonesa ainda seja uma das mais ricas e tradicionais do mundo. De fato, um país muito interessante para quem admira tradições e mangás. Mas quem foi que disse que brasileiro gosta de tradição e de mangá?
Hoje comentando com uma amiga peruana (descendente de japoneses), que de japonesa não tem nada, tentei explicar a ela que aqui na terrinha dos ex-parceiros de guerra de Hitler ,não tem essa de não respeitar a hierarquia.Quando se é novo no trabalho,ou iniciante em qualquer outra atividade, deve-se sempre respeitar o "SENPAI"(veterano),mesmo que ele não seja seu chefe.No começo,SENPAI pra mim só tinha um significado: filho sem pai ou seja, órfão.
Percebo que todos os descendentes por mais que tenham mantido algumas tradições ou semelhanças com os japoneses, ainda não conseguem se relacionar de igual para igual com eles e acabam se isolando em comunidades latinas.
Por toda a minha vida pensei que o meu pai havia sido muito rígido na educação com os filhos, com aquela postura samurai de fim de guerra que ainda não se tocou que a segunda guerra terminou há anos. Mas ao conviver e viver a realidade do Japão moderno pude perceber que o meu pai não havia me transmitido nem um terço do que é a tradição japonesa.E eu pensando que ele era tradicional ao extremo.Ledo engano.
Obrigada pai, por não ter-me feito este mal...
Ahhh!Giapponesi sangue del mio sangue,che mi rompono!!!
Grazie socio!...:-)

Nenhum comentário: