sábado, 2 de agosto de 2008

Só podia ser napolitana

Fazia um tempo que eu desconfiava, mas não estava segura.Uma amiga minha que trabalhava comigo sempre me contava mil histórias do seu falecido pai,um italiano vero que foi viver no Brasil quando tinha apenas 7 anos de idade.Pelos relatos dela eu sempre achei que ele fosse napolitano,pela forma de ser ,pensar e o caráter típico da gente daquela região.Mas ficava sempre aquela dúvida.Mas será? Nem ela sabia de que cidade ele era. Nunca se interessou.
De tanto eu insistir ela procurou saber e verificar nos documentos a origem de sua família. Como eu imaginava, os registros não mentem,ele era um vero napolitano...:-)
As histórias que me relatava a minha amiga eram de um italiano muito doido, daqueles que fazia aquilo que dava na telha,mulherengo ao extremo, explosivo e autoritário.Porém, muitissimo amoroso com os filhos.Coisa que admiro na raça em geral do norte ao sul.
Eu sempre incentivo os meus amigos brasileiros que são de tantas origens a descobrir de onde herdaram as características, não somente físicas como também da própria personalidade. Esta viagem no tempo nos faz resgatar muitas coisas escondidas, não esclarecidas e desconhecidas. Que no momento do conhecimento de nossas próprias origens nos fazem entender tanto de nós mesmos.
Hoje a minha amiga é louca pra conhecer a cidade onde nasceu seu querido e saudoso pai: Nápoles. Que muitos chamam de la città dei pazzi,ou a parte africana da Itália,de gente invadente e mal educada.
É verdadeiramente uma parte da Itália que não faz parte da Itália.E na verdade eu penso que nem eles fazem questão de fazer parte.Mas é de uma gente alegre,simples e simpática.E quanto a isso eu não tenho dúvidas.

Nenhum comentário: