terça-feira, 19 de agosto de 2008

O amor de Platão

É mais belo amar platonicamente, mais prazeroso amar fisicamente, mais trabalhoso seguir amando no dia-a-dia .Tantas formas de amar.Mas o que a humanidade deseja na realidade é o amor em sua perfeição: puro e sem formas.
Poderíamos chamar o amor a "Deus", como um amor platônico. Não o vemos, não o tocamos porém o amamos.Sem nem saber que forma tem,se "Ele" é verdadeiramente real,ou pura criação do homem para amenizar a solidão humana."Ele", sempre estará aonde estivermos e enquanto crermos na sua existência onipotente e assexuada.

Platão afirmava que o amor teria 7 escalas.Seria o amor absoluto.Pois ele não nega necessariamente a sexualidade em si,ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre o amor platônico, ou idealizado.Porém manter-se apenas na primeira escala(física) dentre tantas outras que o amor pode abranger ,é manter-se parado,estagnado.É não viver a plenitude ,a pureza e a beleza universal de cada ser.
Não que eu pense como Platão.Mas me rendo a beleza e a sabedoria de pensamentos de alguns filósofos e poetas do século passado.
Não se fazem mais grandes pensadores como antigamente...

Nenhum comentário: