sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Meiwaku

A cada dia descubro mais um pouquinho sobre a cultura japonesa e consigo compreender certas situações por mim vividas, mas compreender não é necessariamente aceitar...

Meiwaku é uma das palavras que até cheguei a usar em algumas ocasiões pra fazer um média com alguns japoneses(senpais, ou chefes),mas descobri que esta palavra tem um significado muito mais amplo e sério do que dizer:-Desculpe o incômodo.

Meiwaku em japonês significa "causar incômodo " a alguém, causar vergonha, ou qualquer outro tipo de preocupação,ou inconveniência que causamos a alguém.É como dizer:- Peço mil desculpas pelo inconveniente(vergonha)que causei. Ou seja, pedir desculpas pela vergonha causada a alguma pessoa.

Aqui no Japão as pessoas até se suicidam por terem causado algum meiwaku a família por questões financeiras, ou por notas baixas na escola.

Pelo ponto de vista japonês, eu andei causando uma "par" de meyakus pros meus chefes no trabalho, mas nem vou deixar de dormir por isso e tão pouco fazer sepukki(suicídio) por ter causado meiwaku (incômodo) pros japas ,se do meu ponto de vista brasileiro nem foi um meiwaku tão grave assim...

Mas pra não ficar nenhuma dúvida e meiwakus perdidos no ar sem receber perdão. Vamos convocar uma reunião na ONU pra decidir no palitinho de quem é o melhor ponto de vista sobre os meiwakus. Brasileiro que não tá nem aí,ou japonês que se suicida...:-)

Gomeiwaku wo kakete moshiakenai de gozaimasu!

Esta frase, se bem utilizada ,e pronunciada tem poderes tremendosssss com os superiores!O duro é pronunciar tudo isso sem gaguejar e nem enroscar a língua.

Nenhum comentário: