terça-feira, 26 de maio de 2009

A soberania brasileira

Aos poucos vou me inserindo na realidade japonesa e entendendo melhor essa gente estranha a partir de varios pontos de vista.Antes o meu ponto de vista era o de uma descendente de japoneses,hoje penso que tenho uma visão mais ampla da mentalidade japonesa vista de vários ângulos.
As relações internacionais entre o Japão e o Brasil não são ruins,apesar de serem dois países totalmente distantes de um ponto de vista cultural e logistico,os japoneses respeitam o Brasil como uma nação.Tudo tem uma relação com as consequências do pós-guerra,quando o Brasil acolheu tantos japoneses refugiados da segunda guerra mundial.São Paulo possui a maior comunidade japonesa da America Latina,senão do mundo.
Os japoneses são péssimos em muitas coisas,mas o senso de gratidão desse povo é incrível.A impressão que tenho é de que os japoneses respeitam e temem o Brasil,assim como temem a vitalidade brasileira.Nos admiram por sermos robustos,fortes e trabalhadores,além de invejarem a nossa forma expressiva e livre de viver.Admiram e reverenciam os nossos jogadores de futebol e muitos japoneses tem ainda o sonho de ir aprender a jogar futebol em terras brasileiras.
Apesar do japonês tradicional não gostar muito dos modos e hábitos brasileiros(latinos),lá no fundo a impressão que tenho é de que eles queriam poder ser ao menos 10% brasileiro.
Não há dúvidas de que os brasileiros possuem mais vantagens e apoio das leis japonesas em comparação com as outras raças que vivem aqui e que todo japonês antigo um dia sonhou em partir para terras brasileiras,assim como fez meu pai.
Apesar dos pesares e das diferenças culturais o povo japonês reverencia e teme o povo brasileiro.Soberania total.

Um comentário:

Unknown disse...

Só falta agora nossa Presidente, que representa a nação brasileira da a forra aos japoneses nesse momento dificil que eles vivem. Nosso governo não fez porra nenhuma..