sábado, 29 de janeiro de 2011

Tem algo de estranho na terra dos samurais

Olha minha gente, não é por nada não, mas a japonesada às vezes me entedia ao extremo , e às vezes chego até a duvidar da minha ascendência japonesa. Mesmo sendo filha de japonês legítimo as diferenças entre mim e as japas é algo gritante.
Semana passada quase morri de tédio na hora do almoço . Tá certo que na hora das refeições não é muito educado estar falando pelos cotovelos mas em silêncio total também não, né.
Todos os dias é a mesma coisa, as japas comem em silêncio e depois que terminam de comer(com os famosos palitinhos) o seu "obentô" (marmita) muito caprichosamente feito e em uma quantidade 5 vezes menor do que o normal (o normal brasileiro) , elas continuam caladas e só aí sacam de dentro de suas bolsas o celular . Não, não é pra ficar de blá, bá, blá ao telefone com alguma amiga, namorado ou coisa do gênero, elas ficam olhando não sei o quê na internet em silêncio total .Todas sem exceção.
Eu como sou a única brasileira remanescente naquele horário tenho que conviver todos os dias com as esquisitices das japas. O pior é que são todas japas muito gentis e educadas mas aquela falta de diálogo na hora do almoço é uma coisa que tem me incomodado pra caramba. Nem entre elas se falam muito e pra piorar essa tendência da falta de comunicação , elas tem como companheiro fiél e silencioso o famoso celular com internet.
Sei lá, não consigo entender o que se passa com a nova geração de japoneses. Não é que são todas assim, talvez 70% ,mas a tendência ao silêncio total é predominante.
Ha algumas semanas atrás tivemos uma reunião sobre estatistica de produtividade, e alguns japas mais "espertos" se tocaram que a razão de vários problemas na maioria das empresas japonesas é a falta de uma boa comunicação. A lentidão ao resolver problemas ,o leva e traz que não chega a lugar algum ,a omissão e a falta de organização nas empresas japonesas me parece ser uma constante neste periodo .Fica sempre a impressão de que os japas ainda não estão conseguindo se adaptar as demandas da nova era.
Se depender dessa nova geração de japoneses que chegam quietos e saem calados, vai ser muito difícil o Japão conseguir reconquistar o título de segunda maior potencia mundial.

2 comentários:

Criska disse...

Eu sou só metade japa, mas acho que herdei esse gene silencioso. Passo o fim de semana em casa de boca fechada, só abro na segunda-feira quando dou soropyerbom dia ao porteiro...rs

Viajante disse...

Oi amiga,

Eu não posso dizer o mesmo porque eu falo sozinha...rsrs
Nos finais de semana eu penso e falo pra caramba...na maior parte das vezes sozinha...rsrsrs pra não "encher" o saco dos outros.Ou escrevo.Na segunda...hummmm...sou obrigada a falar e ser simpática ,mesmo quando não tenho vontade.Mas faz parte da boa convivência...rsrsrs
Beijos