sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pensando na velhice


Hoje uma amiga minha me questionou seu eu não estou me preparando para a velhice. Puts! Mas se eu não consigo nem me preparar para o dia seguinte, quem dirá para a velhice.
Sei lá, acho que eu sou como os 46% de brasileiros que nem pensam na velhice ,por excesso de otimismo, por falta de opção ou por pura filosofia de vida. Vai saber...
Mas cá entre nós, já é tão estressante pensar naquilo que devemos fazer no presente, imagina se eu ficar me preocupando com a velhice. Acho que envelheceria antes da hora. É claro que sou a favor de fazer um pé de meia, um plano de aposentadoria e etc, mas eu penso que na minha velhice não precisarei de muitas coisas, talvez uma cadeira de rodas , um bom plano de saúde , um bom livro e a internet.
Eu me recordo da minha avozinha, no auge dos seus 80 e tantos anos, ela vivia no seu quarto fazendo tricô, comia pouco, uma vez ao mês andava ao medico e apostava no jogo do bicho. A velhinha tinha dinheiro e não usava pra nada, quase todas as economias dela acabou sendo usado para ajudar um dos filhos a reformar a casa. Dinheiro esse que nunca voltou pra ela.
Sinceramente, não penso que eu deva me preocupar com a minha velhice desde já. Deveria, mas não devo...isso estressa.
Nada como viver um dia atras do outro, criando sempre novas saídas e aproveitando todas as oportunidades. Poupar é apenas mais uma forma de investimento a longo prazo. Existem tantas outras formas de garantir o futuro investindo no "presente". Criatividade é a palavra de ordem, hoje e sempre.

Nenhum comentário: