sábado, 8 de janeiro de 2011

Viajando no inverno

Bebês tomando sol enquanto suas maes praticam o esqui.Ao fundo um paraglider. Cimetta-Suiça.

Crianças repousando na neve após uma aula de esqui.Cimetta-Suiça

Quando eu viajo por esse mundão à fora procuro sempre aprender algo de novo, que seja observando como funciona o trânsito, a segurança, a organização de cada cidade, os hábitos locais, e até mesmo o humor de cada raça à cada estação do ano. Pude observar que o inverno rigoroso deprime , e que por mais que seja belo observar a neve caindo lá fora, a vontade de ficar encolhido dentro de casa é maior. Imagina isso por um longo periodo de 4 mêses?
Aprendi também que acender uma lareira no inverno e observar as chamas é algo pra lá de romântico, assim como nos filmes, mas o cheiro de cinza que fica pela casa inteira é algo que incomoda. Assim da mesma forma ocorre ao preparar um bello prato de inverno , como a "raclette" (queijo suiço) ,que apesar de ter um sabor ma-ra-vi-lho-so , o cheiro que fica pela casa de queijo derretido é terrível . Abrir as janelas para ventilar o ar?Nem pensar, com um frio de 0 graus.
Pude perceber o quanto é delicioso degustar um simples prato quente de minestra( sopa) no inverno, e sentir na pele ,ou melhor no peso, que dependendo da sopa e da quantidade , elas nos engordam e muito.
A moda também muda muito no inverno e talvez seja mais fácil observar as tendências e o modismo local no inverno do que no verão. O inverno europeu tende para o clássico negro. É incrível como as vitrines eram todas feitas de modelitos em negro com acessórios em viola(violeta) , que deve ser a nova tendência mundial porque aqui no arquipélago oriental também está em moda. O europeu é muito elegante no inverno...parece que o clássico negro combina muito bem com a pele clara e o louro dos cabelos. E como as madames ainda usam enormes casacos de pele e muito laquê (spray). É impressionante.Que coisa mais démodé!
Outro detalhe que pude observar é que o sol do inverno unido ao frio rigoroso queima ,enruga e mancha a pele. Agora eu entendo como é que os alpinistas de inverno conseguem queimar o rosto, deixando aquelas marcas de óculos enormes no rosto.Da proxima vez (se houver)não esquecerei do meu protetor solar.
E dormir na neve, é possivel? Sim, é possível quando ocorre uma inversão térmica e o calor se concentra em grandes altitudes como nas montanhas.Dá até pra tirar um cochilo tranquilamente.
E andar na neve é possível sem um calçado apropriado?Nãoooooo! Mesmo colocando 2 pares de meias e botas de cano longo o frio consegue congelar os pés.Então, a primeira providência antes de meter o pé na neve é comprar calçados apropriados para caminhar na neve.
O inverno europeu tem lá a sua elegância e beleza natural, mas após 3 semanas observando somente paisagens brancas (só neve) dá vontade de sair correndo e não voltar nunca mais.
Proxima viagem invernal?Nunca mais...ainda prefiro o sol do verão.

Nenhum comentário: