sábado, 16 de agosto de 2014

Começando certo



A escolha de viver em um país diferente tem lá as suas etapas a serem percorridas. E para tal escolha dar certo, é preciso estar muito ciente da sua escolha e principalmente, ter metas bem definidas.

Você pode contar com a " sorte" também, mas se você não nasceu com a buzanfa virada para a Lua , pode ter a certeza de que vai enfrentar muitos desafios, idas e vindas , e ficará a mercê dela: a sua sorte.

Hoje, assistindo a um video de um casal paulistano que escolheu o Canadá para viver, ficou bem claro  , o quanto é preciso se programar e ter objetivos bem definidos.

Este casal se programou e esperou por dois anos o processo de imigração para o Canadá. Os seus videos começam em 2009 , quando eles passam pela imigração Canadense , com muitas malas e muitos planos . Hoje, cinco anos depois, os dois trabalham e vivem tranquilamente em terras Canadenses.  E vejam só! Eles já tem dois filhos nascidos no Canadá.

Contando esta história assim , resumidamente, até parece que é coisa fácil. Não é. 

A diferença entre este casal que já tinham idéias bem definidas , como se tivessem um plano esboçado em um papel, e aquelas pessoas que simplesmente se jogam à propria sorte , são os planos e projetos bem definidos, ou seja, é imprescindível ter metas bem definidas. É preciso saber o quê se quer e até onde se quer chegar . 

Na minha opinião, este casal daria muito certo até no Polo Norte.

Aquilo que se percebe com muita nitidez na relação dos dois é o objetivo em comum, uma verdadeira parceria. Ninguém é salvador de ninguém, eles realmente se ajudam e  pensam como " parceiros". 

Assisti toda a trajetória do casal , no sentido inverso. Começei a assistir os videos de 2014 até chegar aos primeiros vídeos de 2009. É incrível como eles ( o casal) passam muita tranquilidade em cada etapa da vida deles no Canadá. Tudo programado, até a gravidez , o parto e a educação dos filhos . Aliás, a esposa é muito mais tranquila e serena. 

Serenidade , este é um fator decisivo nos relacionamentos em geral. Se não resolve, ao menos facilita os conflitos de um casal. 

Conheço alguns " poucos" casais que também deram certo em terras nipônicas. Alguns se transferiram para o Japão com planos concretos de " dar duro" por um periodo e retornar ao Brasil, outros decidiram ficar para sempre e fincar raízes no país do Sol Nascente. Estes , com certeza, deram muito certo dentro daquilo que haviam programado como meta de vida. 

Em contra-partida, aqueles que vieram em busca de um sonho sem nenhuma programação, ou apenas, se deixaram guiar pela " sorte" ( como eu) , estes estão tendo que repensar a vida e recomeçar sempre da estaca zero. 

Alguns casais que conheci por aqui se dissolveram em terras nipônicas, outros se dissolveram no retorno ao Brasil e muitos ainda não sabem nem se dissolvem a relação ou recomeçam do zero, outra vez. 

Claro que nem dá para comparar a recepção e a abertura mental dos canadenses em relação a mentalidade local japonesa, muito mais estreita. Mas o que quero deixar claro aqui, é que mesmo estando na China, ou na Cochinchina, ter metas bem definidas é muito importante para alcançar algum objetivo, e não importa se somos casados ou solteiros. 

No meu caso, após assistir ao video do casal " perfeito" paulistano , em terras canadenses, ficou a lição, e a consciência de que , "uma andorinha só , não faz verão".  

Pior ainda se for uma andorinha sem metas bem definidas na vida, que se deixa levar pelos sopros do vento. 

Tá aí, a minha reflexão da semana. Isto não quer dizer que, por ter começado errado não dá para consertar. Dá sim, mas pode ter a certeza de que o preço a se pagar por ter começado errado, vai lhe custar bem mais caro.







 


Nenhum comentário: