terça-feira, 12 de agosto de 2014

Férias de verão




Começaram as férias de verão aqui no Japão, o tal do OBon, uma semana inteira de férias coletivas. Este feriado é o maior feriado do Japão , em pleno verão e a japonesada não vê a hora de sair de férias. 

Hoje fui perguntar aos meus colegas japonesas o que eles haviam planejado para o feriado. Todos, absolutamente todos não planejaram nada e não vão a lugar algum. 

O motivo? falta de grana. Eh, o Japão já não é mais o Japão de 20 anos atrás, as coisas mudaram e muito. Atualmente o governo japonês faz de tudo para abocanhar o suado salário do trabalhador para suprir a deficiência na acarrecadação de fundos para a Previdencia Social. Aumentaram absolutamente tudo e o salário médio japonês diminuiu consideravelmante. 

O povo japonês já não tem mais o poder de compra de antes. Isto é fato.

Conversando com um colega japa que trabalha comigo ja há uns 7 anos, ele se lamentava da falta de dinheiro para aproveitar melhor suas férias de verão. 

- Será que não existe um meio " sujo" pra fazer dinheiro? Indagou o japa.

Começamos a pensar , em uma forma, mas se eu fosse boa em ter idéias " sujas" para enriquecer já estava rica. O que não é o caso.

Certa vez um amigo meu ( português) que vivia aqui no Japão me sugeriu de fazer dois cartões de crédito , um em meu nome e outro em nome dele. Totalizando os limites de crédito em mais de um milhão de ienes , solicitar a liberação dos dois créditos e fugir para o Brasil. 

Bem, não era má ideia se ele não fosse um tremendo 171 português que já foi até preso no Japão por crimes de estelionato. 

Outro boa idéia seria se associar aos " yachyans" ou yakuzas , a máfia japonesa. A maioria das casas de jogos do Japão são de propriedade dos " yachyans" e mesmo que a lei japonesa não permita o pagamento em dinheiro vivo nestas casas de jogos, o pagamento é feito do lado de fora em uma janelinha discreta. Ninguém vai poder dizer que pagam os prêmios em dinheiro vivo dentro das casas , e o governo japonês sempre faz vistas grossas para aquelas instituições que de alguma forma trazem gordos recursos em forma de impostos para o país. 

Associar-se aos yachyans não é para qualquer um. Parece que eles são convidados por algum participante, e assim como nos filmes de Hollywood , os ricos são apenas os chefões, o restante são pessoas que de alguma forma estão presas à máfia por dívidas de honra ou dinheiro. Ficar rico ninguém fica no escalão de baixo. Conheci alguns ex- " yachyans" que hoje não possuem absolutamente nada, nem os dedos das mãos. Assim como nos filmes. 

Eh, decididamente , ganhar dinheiro de forma ilícita não é o meu forte. O jeito vai ser ficar em casa , encher o caco de vinho, edamame e sonhar com dias melhores...

Nenhum comentário: