A cada dia que passa eu me convenço mais e mais de que o Japão é um país de doidos. A imagem que o país passa pra o mundo é tão " certinha" que chega a ser duvidosa.
Na minha concepção , não existem pessoas perfeitas, portanto, não existem países perfeitos. A perfeição humana é uma utopía. O homem é homem porque ele é imperfeito ,senão, ele seria Deus.
Precisei conviver por anos à fio com a japaiada pra entender como as coisas funcionam por aqui. Tudo na base do esconde, esconde. Tipo, as ruas são limpíssimas, o japonês é muito cuidadoso no trânsito ( não é por menos, as multas são altíssimas) , eles nos atendem muitíssimo bem em lojas, bancos , restaurantes , ou repartições públicas. Enfim, o povo japonês é extremamente civilizado no convivio social.
O detalhe interessante dos japas , é que existem dois mundos para eles, aquele que todo mundo vê, e aquele que ninguém vê, ou faz que não vê. Isto é muito normal por aqui, fazer de conta que não viu.
Aqui onde eu trabalho , está uma verdadeira onda de demissões hà quase 2 anos. Praticamente 80% do pessoal foi sendo demitido aos poucos , e restaram alguns gatos pingados.
Japonês adora uma fofoca no trabalho. Falar mal da vida alheia parece que é de praxe entre as mulheres. Não que isto não exista no Brasil também, mas o povo japonês nunca vai admitir que fez ou começou alguma fofoca.
Este periodo está terrível . Uma fofocaiada tremenda. Um tal de " não conta pra ninguém que eu fui demitido". Mas o mais engraçado é que todo mundo já sabe, e não se sabe quem andou espalhando a fofoca, que na verdade , nem é fofoca, as informações são de origens fidedignas.
Assim fica difícil guardar segredo quando todo mundo já sabe , não é mesmo?
Os japoneses tem muita vergonha de serem demitidos. É como se estivessem comprovando a sua ineficiência . Eu como não ligo pra essas coisas, já fui espalhando pra todo mundo que eu tinha sido contemplada este mês. Afinal, já é a segunda vez que eu sou demitida da mesma empresa , e é a terceira ou quarta vez que eu volto a trabalhar na mesma empresa.
Ao contrário de mim, os japoneses estão em polvorosa, com medo de que as pessoas saibam que foram demitidos , e como eles já sabem que eu fui demitida, eles vem se confessar comigo e sempre me pedem segredo. Eu guardo, ou pelo menos eu tento, com a maior boa vontade.
Na mesma hora que algum japonês vem me contar " em segredo" que foi demitido, vem um outro atrás me contar que o tal foi demitido. O segredo não dura nem dez minutos. Assim não dá!
O mais engraçado desta situação toda é que todo mundo sabe que o tal será demitido, bem antes do próprio demitido. Tipo marido traído, que toda a vizinhança sabe que a mulher o trai com o leiteiro , menos ele. É mais ou menos assim aqui.
Mais um detalhe muito típico de japonês ( pelo menos aqui em Shizuoka), é que o seu contratante quando está pra fazer demissões em massa, te pede gentilmente pra que você não conte a ninguém que foi demitido pra não causar pânico.
Eu que adoro ver o circo pegar fogo, já fui contando pra todo mundo que fui demitida e que outras cabeças também rolariam até o final do mês. Corro o risco de sofrer algum tipo de bulling da parte de meus contratantes, mas nem tô ligando . Basta cumprir o meu aviso, agradecer a todos e bye bye.
A minha seção está num estress total , todos com medo de serem demitidos . Aqueles que foram demitidos tentam esconder à todo custo , sem nem se darem conta de que o " mundo" já sabe da sua condição de " inútil e incompetente".
Ainda bem que eu já sou vacinada e nem me incomodo de ter que cumprir 30 dias de aviso prévio na condição de " demitida".
Aqui no Japão , os motivos para a demissão de funcionários é por vezes meio absurda , portanto, eu nem perco o meu tempo pra tentar entender. Além do mais, eu sou estrangeira e isto já me faz estar no topo da lista.
Hoje morri de rir com a vergonha que eles , os japas, tem de serem demitidos e de tentarem contar um segredo pra mim que com certeza já é de poder público.
Realmente, esta raça é muito particular!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário