quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Escrever pode ser terapêutico


Confusão mental, ansiedade , dificuldade em expressar sentimentos, tagarelice inútil e insônia . Estas são apenas algumas das situações que podem  ser amenizadas   no nosso comportamento mental  quando começamos a escrever.

Escrever , tem a função de ordenar idéias na cabeça , antes de serem exteriorizadas. É como um filtro mental, e consequentemente , aquilo que verbalizamos se torna mais claro e objetivo.

Escrever também ajuda a administrar melhor as nossas frustrações. Escrever sobre aquilo que nos frustra é totalmente terapêutico e nos ajuda a nos conhecermos melhor.

Já tentou fazer uma lista de 10 coisas que te fazem feliz e  10 coisas que te deixam infeliz?

Dependendo do seu caráter , com certeza você não conseguirá completar uma das listas de 10 coisas. É coisa demais para te fazer infeliz , e é coisa demais para te fazer feliz.  Um meio termo de 5 questões para cada situação já está de bom tamanho.

Se você conseguiu completar a lista de 10 coisas que te fazem infeliz e não conseguiu encontrar nenhuma que te faça feliz, você tem grandes chances de ser um pessimista depressivo. Mas se você completou a lista de 10 coisas que te fazem feliz e não encontrou nem se quer "uma" que te faça infeliz, você poderia ser considerado como uma pessoa superficial, um alienado total.

A vida tem dessas compensações e nada, absolutamente nada é cem por cento íntegro. O equilíbrio entre estes dois polos seria o ideal.

Está mal humorado? Escreva.
Está feliz demais e não se contêm em si? Escreva.
Está cercado de gente chata e sem assunto? Escreva.
Está inspiradíssimo e não sabe como extravasar? Escreva.
Está precisando se conhecer melhor? Escreva.

Não importa se é em uma folha de papel, no seu diário, ou em um blog. Apenas escreva .

Cultivar o hábito de escrever nos ajuda a sermos mais conscientes de nós mesmos e do meio em que vivemos. Por muitas vezes não temos a oportunidade de exteriorizar tudo aquilo que pensamos e percebemos.

Não é necessário fazer-se compreender. Por vezes , o meio em que vivemos não está pronto para compreender.

 Então, cale-se e escreva.


Nenhum comentário: