segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Sociedade infeliz



Hà alguns anos que eu sigo o Facebook de uma modelo argentina muito famosa na Italia, a preferida dos  italianos , Belém Rodriguez. 

O seu sucesso se deu pela sua beleza e senso de oportunidade, uma mistura de italianos do sul com espanhois que deu muito certo. Realmente ela é muito linda e com traços muito doces, coisa que não é normal na Itália. As mulheres italianas tem traços fortes e quase agressivos que chega a dar medo. 

Como quase toda a Itália é unanime e adoram a tal argentina, comentei com um amigo italiano sobre ela . Me surpreendí com o seu comentário : - Mas Belém é uma P...

A pobre modelo por ter um aguçado senso de oportunidade e ter estado onde deveria estar,  e com gente que deveria estar, ainda hoje recebe críticas . Mas é crime saber aproveitar cada oportunidade que a vida nos oferece?

O mundo das modelos é assim, e quem quiser vencer na carreira terá que engolir os bastidores pouco glamorosos desta profissão para chegar ao topo. 

Nos últimos meses ela vem postando tantas fotos em familia, com o seu filho, o marido e seus pais . Sempre em férias   em alguma cidade do sul da Itália ou na sua cidade Natal. Ao contrário das notícias que corriam nas revistas de fofocas italianas sobre os escândalos da sua vida pessoal, hoje ela se dedica a  passar a imagem de maē dedicada , esposa fiél , com uma familía saudável e feliz . 

Felicidade, mas será  isto que incomoda tanto as pessoas? A felicidade alheia?

Fotos e mais fotos de uma familia feliz em férias. Mas é pecado tirar férias com a família mais de duas vezes ao ano?

Agora a modelo é criticada pelo excesso de férias com a familia, e até um jornal ticines ( suiço) publicou uma matéria sobre as férias da modelo argentina. O título da matéria é : Lavorare ,mai?

Traduzindo: Trabalhar, nunca?

Mas qual é o problema de uma pessoa , famosa ou não, tirar 20 férias durante o ano, se ela tem esta sorte de aproveitar a vida com um ritmo diferente daqueles que levam uma vida " normal", com seus compromissos e horários restritos?

Além do mais, hoje ela tem um filho pequeno e estar com ele 24 horas por dia não é só um prazer, é dever . 

Na sociedade atual em que vivemos, não é mais " normal" , estar em casa , ou de férias, com os filhos pequenos. Devemos trabalhar e o resto que se ajeite . Talvez a imagem que a sociedade gostaria que ela vendesse ( ela é uma vendedora da sua imagem) , é a de uma maē super atarefada que deixa os seus filhos aos cuidados de babás para cumprir os seus compromissos profissionais . 

Afinal, é esta a realidade de muitas maēs que devem satisfazer-se com alguns meses de licença maternidade e voltar a labuta. 

Apesar de ser a realidade de muitas mulheres no mundo todo, esta não é e jamais será a ideal. Então, qual o problema da modelo argentina que optou por estar de férias quinhentas vezes ao ano ao lado de sua família?

Só existe uma resposta para tal comportamento perante as fotos de férias da modelo argentina: Inveja.

Quantas mulheres, e homens também , não gostariam de poder aproveitar melhor a vida, desvinculados de seus compromissos para aproveitar a vida junto de seus familiares e não podem?

Quem o faz com maestria, e aproveita cada momento feliz que a vida oferece é passível de críticas. É uma provocação ser tão bem sucedido e feliz?

Que sociedade pobre e infeliz esta em que vivemos, onde o oportunismo só cai bem em outras escalas profissionais. Que sociedade mediocre é esta em que vivemos , onde as pessoas já não se permitem mais viver livres de seus compromissos e julgam a aqueles que " podem" faze-lo e o fazem muito bem. 

Que sociedade infeliz. 



Nenhum comentário: