terça-feira, 21 de outubro de 2014

E assim a vida segue

    
         

                                         Permita-se repousar como merece. 

     
Durante este periodo de férias forçadas, decidi que iria aproveitar o meu tempo livre para fazer cursos, ler, escrever , repousar e sair mais. 

Por incrivel que pareça, as coisas não estão saindo como eu imaginava. Todos os cursos que eu pretendia fazer estão com as inscrições encerradas e a previsão é apenas para meados de dezembro.

Rever os pouquissimos amigos que tenho aqui tambęm tem sido um desafio. Quando eu estava trabalhando era praticamente impossível encontra-los pela falta de tempo, em função dos dias de folga alternados que é uma prática muito frequente em terras nipônicas. Hoje com mais tempo, decidi que era a hora de reve-los. Mas quem disse que " eles" estão no mesmo estado de espirito de sair ?

Esta semana me propus a reencontrar o meu unico amigo italiano que vive aqui em Shizuoka. Apesar do seu mau humor frequente, ele sempre foi uma companhia muito interessante para mim porque de certa forma vivemos os mesmos problemas de adaptação à cultura local, e além do mais, com ele eu pratico o meu italiano. Mas quem disse que ele está livre do stress da vida cotidiana do País do Sol Nascente?

O pobre trabalha em media 12 horas por dia com uma folga apenas durante a semana com direito a duas folgas uma vez ao mês. De mal  humorado , agora ele passou a estressado e qualquer coisa que ocorra de imprevisto em seus preciosissimos dias de folga o estressam profundamente. 

Enfim, não consegui me encontrar com ele novamente porque o gato da familia morreu e ele e sua esposa tiveram que ir ao crematório da cidade . Os japoneses costumam cremar os seus animais de estimação, e pelo jeito, me parece que o meu amigo não gostou nada de ter que perder o seu preciosissimo dia de folga dentro de um crematório de animais. Este fato foi o suficiente para alterar os seus animos, que já não eram muito animados.

Quanto a minha amicissima sagitariana que divide o apartamento comigo. Ela está em uma fase de dedicação total ao trabalho, e por vezes ela faz 12 horas de turnos alternados, ou seja, uma semana de dia, outra de madrugada . Aos finais de semana ela só quer dormir . É compreensível, afinal, quem aguentaria tanto esforço físico?

Eu estou na contra-mão do japanese style e não consigo me conformar com a falta de qualidade de vida da maioria dos estrangeiros em terras nipônicas. Nem mesmo os meus amigos japoneses levam uma vida tão restritiva. 

Muitos estrangeiros reclamam  da falta de opção de lazer no Japão, mas a grande maioria nem se quer busca te-los. Ninguém é obrigado a fazer longas horas de trabalho , a não ser que isto esteja em contrato, e quando o corpo pede para descansar não é o seu chefe ou contratante que vai te aconselhar a tirar dois dias de folga ou diminuir a carga horária. Quem sabe dos seus limites , é você mesmo. 

Apesar do pouco tempo e excessiva dedicação ao trabalho ( por necessidade, ou vício) , as pessoas deveriam buscar respeitar os seus limites e dedicar o pouco tempo que sobra para fazer atividades prazerosas . 

No japão existem muitas atividades ao nosso alcance sim e só não faz quem não quer. Algumas opções que nós estrangeiros não exploramos por exemplo , são os Spas japoneses com direito a massagem e banhos de onsem ou sauna seca. Ótima opção para quem quer relaxar . o problema é sempre o custo destes serviços . Se for em um Hotel custará uma média de 200 dolares. 

Mas qual é o problema de reservar 200 dolares para ter um dia de relax merecido para sí proprio e sair do stress cotidiano? Quer pagar menos? Então vá aos Spas de onsen que se paga por hora. 

 Seria uma boa solução para os stressados in Japan que não querem mover nem um dedo nos seus dias de folga , dormir em um Spa , ou então, seções de acupuntura para desestressar. 

Não faz nada para o seu bel prazer? Então não reclame dos efeitos nocivos do stress nipônico. 

Nenhum comentário: