domingo, 19 de outubro de 2014

Negócio lucrativo in japan

      

                                 Típica casa ( apertamento) zuada  de japoneses. 

Todo mundo já deve saber que japonês não é muito chegado a limpar a casa. Não sei dizer ao certo o porquê desta tendencia japonesa de acumular coisas inúteis em casa. 

O meu pai por exemplo , até chegou a construir um quartinho para guardar coisas velhas que antigamente se chamava koya, ou depósito de coisas inúteis e lixo. 

A minha maē já era adepta da bagunça generalizada. Ela adorava deixar " montinhos" de coisas pelas estantes, mesas e qualquer outro lugar que fosse plano. 

Quando cheguei aqui em terras nipônicas é que eu pude entender que isto chegava a ser uma característica da raça, ou consequência do modo de viver dos japoneses.

Não sei como era o Japão antigo , mas o estilo japonês de hoje é muito descartável, e se você não joga fora e não faz uma limpa em tudo , a casa fica uma bagunça total.

Existem alguns programas japoneses aqui que se propoem a visitar a casa  de algumas celebridades da tv japonesa para promover faxinas em suas bagunçadas casas. Modelos em inicio de carreira e comediantes são na maioria o alvo destes programas de tv. 

É espantoso o nùmero de pessoas que vivem sozinhas em apartamentos de menos de 30 metros quadrados onde o lixo está acumulado por todas as partes do apartamento.

Na minha concepção , o problema maior é realmente a falta de espaço. Os apartamentos japoneses são compactos e construidos de forma a caber dentro dele apenas o necessário. Outro detalhe são os armårios e guarda-roupas. Não há espaço suficiente para guardar roupas de uso pessoal, sapatos, acessórios e roupas de cama por exemplo. 

Se a pessoa for muito consumista e pouco organizada, a bagunça se tornará generalizada a tal ponto da pessoa ter que viver em meio a sua propria bagunça, sobrando pouco espaço até mesmo para caminhar. Portanto, comprou , usou, não serve mais? Joga fora!

Não existe outra forma de deixar uma casa ou apartamento japonês limpo e organizado. 

Em um destes programas japoneses , uma equipe acompanhou a um profissional de limpeza em um dia de trabalho. Um pequeno apartamento de solteiro que deve ter no máximo 32 m2 , e lotado de bagunça e lixo foi orçamentado em 360.000. ¥  a mão de obra para executar a limpeza e organização do espaço, cerca de 3.600u$ por um ùnico apartamento. 

É rentável ou não é, ter uma empresa de coleta de lixo ,limpeza e organização no Japão?

Nenhum comentário: