segunda-feira, 1 de julho de 2013

Telefones japoneses


Quando eu me mudei para Shizuoka , eu havia pedido para uma amiga minha japonesa ir comprar um aparelho telefônico bem simples com os créditos que me restavam  no Point Card na cidade dela. 
Eu fui bem categórica quando disse a ela para comprar um telefone bem simples, daqueles de mesa mesmo e com teclado digital. Primeiro porque o meu credito restante nem dava para um aparelho telefônico melhor e segundo porque eu não entendo as mil e uma opções escritas em kanji. 
A minha amiga, muito prestativa foi lá comprar para mim o tal telefone simples. O telefone custou o dobro do valor que eu tinha de crédito e ela ainda me comprou um aparelho desses sem fio. Até aí tudo bem, fazer o quê?
Mas eu pensei que tivesse sido bem clara quando pedi a ela que me comprasse um telefone simples pela minha dificuldade em ler kanjis japoneses. Acho que ela não entendeu!
O aparelho segundo ela é bem simples. Tá bom, é simples , pequeno e prático sim. Para quem sabe ler o kanji, oque não é o meu caso.
Ontem tentei ligar para o Brasil umas quinhentas vezes e não completava a chamada. E eu vou lá saber que tem que mudar o tom do telefone para fazer chamadas com cartões telefônicos? Briguei com o aparelho por uma meia hora até perceber uma tecla escrita "tom" em katakana . Apertei e finalmente consegui mudar o tom de discagem e completar a chamada. 
Hoje, fui querer ligar para uma amiga aqui no Japão e o telefone estava travado. Creio que devo ter travado alguma tecla enquanto tentava descobrir como fazer uma chamada com um cartão telefônico.
Aperta tecla daqui, aperta tecla dalí e nada de dar linha. Sem querer bloqueei o teclado todo , mas eu só percebi porque apareceu uma chavinha no visor. E para desbloquear o teclado?
Aperta daqui, aperta dalí, até aparecer um número . Números são iguais mundialmente. Graças a Deus!
Consegui desbloquear o raio do aparelho telefônico apertando várias teclas, mas não me perguntem qual foi o procedimento. 
Aiii! Como é dura a vida de um analfabeto estrangeiro em terras nipônicas!

 Olha só que desespero este telefone básico todinho em kanji. Tem uns teclados em alfabeto romano, mas como fazer para mudar a opção????.

2 comentários:

Paula Conrado disse...

Meu Deus!! Que desespero!! Manual em inglês não tem né?? rsrsrs

Viajante disse...

Infelizmente não ...rs . Este aparelho foi fabricado para o mercado interno japonęs :-(