sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oraçao para o meu pai


No proximo dia 16/12, cumprirá 6 mêses desde o falecimento de meu pai. Nem lembrava mais que já se passou tanto tempo. Aconteceram tantas mudanças na minha vida desde o ocorrido.
 Recordei de meu pai nestes ultimos dias em que a minha amiga japonesa também perdeu o pai. Ele morreu dormindo. Sorte a dele, porque o meu pai sofreu em agonia até os ultimos instantes.
Ainda bem que eu já havia vivido esta experiência antes da minha amiga e posso servir de conforto a ela. Apesar do jeitão corajoso da minha amiga, uma perda é sempre uma perda. Ela ainda está na fase do stress. Tantas coisas por fazer, cremar o corpo e providenciar a documentação toda necessária nestas horas. Mas quando passar esta fase ela cairá em si.
Eu mesma fiquei muito tensa antes, durante e depois. São tantos pensamentos que nos vem a cabeça nestas horas. Até revolta sentimos.
Aos poucos as coisas vão se aclarando e aí vem a fase da aceitação, das lembranças da infância, das fases boas em familia, das pequenas atitudes que pareciam não ser nada, mas eram muito e só a compreendemos depois de muitos mal entendidos, depois de tantas desavenças e coisas que ficaram mal resolvidas pelo caminho.
Quando um de nossos pais falecem, nada disso tem mais importância. Fica sempre uma sensação de querer ter sido  bem melhor. Frustração.
Quando eu soube que meu pai havia falecido não derramei uma lágrima. Pensei: -Já estava na hora dele descansar. No fundo ainda estava magoada com coisas que ocorreram no passado. Mas magoar-se com um morto? Não tem lógica.
O falecimento de meu pai teve um valor simbólico muito grande  para mim. Ele precisou falecer para eu poder perdoá-lo de coração. E o perdão não veio tão rápido assim. Coisa mais estúpida , mas é assim que as coisas aconteceram.
Hoje, após  6 meses da morte de meu pai, compreendi o quanto ele deve ter sofrido e aguentado calado algumas situações que ele teve que passar em família na minha ausênsia . Não que fosse culpa minha, mas eu deveria estar lá e eu não estava. Conhecendo bem o pai que eu tive, posso imaginar o quanto ele ruminou e me escumungou até os seus últimos dias de vida. Nós eramos muito parecidos no caráter. Não conseguiamos administrar conflitos familiares sem nos exaltar e piorar as coisas. Falta de tato total.
Será que ele me perdoou também? Nunca vou saber. Bem provável que não, mas não importa. Se eu demorei tanto assim para perdoa-lo , ele também tem todo o direito de levar uma eternidade. `
Pai, aonde quer que o Senhor esteja. Fique em paz, e obrigada por ter sido "meu pai" nesta vida.
Obrigada por ter sido a minha referência de vida, para o bem ou para o mal, o Senhor foi a minha referência de vida. Obrigada pai.

Pai nosso que estais no céu,
Santificado seja o vosso nome,
Venha a nós o vosso reino,
E que seja feita a vossa vontade,
Assim na terra como no céu,
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
E perdoai as nossas ofensas,
Assim como perdoamos a quem nos tem ofendido
Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal Senhor.
Amém!

Nenhum comentário: