segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Yappari Bareru!

 
Aqui no Japão apesar do número de brasileiros ter diminuido consideravelmente após a crise e o tsunami , alguns brasileiros optaram por seguir vivendo no Japão. Estes são os brasileiros que se integraram à sociedade e a cultura japonesa. Boa parte destes brasileiros foram praticamente criados no Japão, cresceram e estudaram no Japao . A maioria sabe ler , escrever e falar perfeitamente o japonês, assim como o português.
Aos poucos alguns brasileiros começam a se integrar à sociedade japonesa e a transpor os limites da língua e dos costumes japoneses. É o exemplo de um humorista brasileiro que cresceu em Osaka e hoje se apresenta em alguns programas da tv japonesa como comediante stand-up. Infelizmente nao lembro o nome dele.
Em uma das apresentações de stand-up ele se dizia praticamente japonês por ter  sido criado no Japão, porém nunca deixará de ser estrangeiro por sua aparência (ele é mestiço) que entrega de imediato que é um estrangeiro. Normalmente o confundem com um iraniano por causa de seu bigode e cabelos negros.
Muitas vezes tento "fingir" que sou japonesa, até mesmo para não intimidar a alguns japoneses que ainda não se acostumaram com a presença de estrangeiros no seu país.
Quase todas as noites quando volto do trabalho eu passo pelo family Mart, uma loja de conveniência que fica aberta 24 horas aqui perto de casa e todas as vezes quem me atende é um senhor japonês muito simpático. Em uma das vezes ele me perguntou de que país eu era...
Eu pensava que tinha fingido bem todas as vezes que haviamos trocado algumas palavras. Quando falo pouco em japonês dá para enganar. Assim eu pensava. E não é que o japonês percebeu que eu sou estrangeira?Mas como?
Sempre estou de óculos de grau, boina na cabeça (como as japas), jaqueta de nylon , echarpe até o nariz e luvas. Será  a minha cor? Sou muito morena para ser japa, mas tenho algumas colegas japas que são tão morenas quanto eu e tem olhos muito maiores que os meus. Oque será quen me delatou?
Apesar do senhor japonês ter percebido que eu não era japonesa, tenho certeza de que ele pensou que eu fosse filipina e não brasileira. No verão japonês sempre me confundem com uma filipina.
Chego a conclusão de que estrangeiro será sempre um estrangeiro em terras nipônicas.
 
 
O verbo intransitivo "bareru" em japonês significa: ser descoberto, tornar público.

Nenhum comentário: