terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A minha paixão adormecida

Já faz um tempo que eu não falo mais em italiano e nem escrevo. Estou desaprendendo. Nas minhas férias coletivas vou procurar escrever mais em italiano para não esquecer mais do que já esqueci. Até lá espero estar com a minha conexão da internet em dia para poder baixar as musicas da Laura Pausini. Foi com ela que eu aprendi a falar italiano, e além do mais, certas canções me trazem doces lembranças, como por exemplo Volevo dirti che ti amo, ou Tra te ed il mare. Estas canções me fazem recordar do tempo em que eu vivia sonhando em italiano. Nem só de sonhos eu vivi, realizei alguns também. E tudo por causa desta minha paixão por esta língua.
Sou totalmente convicta de que  ate a nossa personalidade muda quando nos expressamos em uma outra lingua. Cada lingua tem uma carga de expressão e a lingua italiana é uma das mais expressivas que eu conheço.
Ultimamente tenho falado somente em japonês, a noite procuro escrever em português e pensar em português para não perder o hábito e nem me tornar uma completa "analfaglota".
Só quem fala mais de duas línguas e as usa frequentemente pode entender que a nossa cabeça chega a dar um nó de vez em quando e não conseguimos nos expressar bem nem em uma lingua e nem em outra, mesmo que uma delas seja a  nossa língua madre. É uma loucura.
Ultimamente ando querendo muito estudar inglês, mas ao mesmo tempo penso que não cabe mais uma outra língua no meu HD portátil, ou seja,  no meu cérebro. O inglês para mim é uma necessidade, ao contrário da língua italiana que é uma paixão. Com certeza eu terei mais dificuldades em aprende-la. Por enquanto vou ficando no meu aperfeiçoamento da língua italiana. Ainda falta muito vocabulário e muitas conjugações verbais.
Quem sabe eu faço um outro blog só em italiano , falando do Japão.
Da-lhe Laura Pausini!

Nenhum comentário: