domingo, 15 de junho de 2014

A Copa e o Mundo



Quem disse que não vai ter Copa? 

Tanto teve que está tendo . Nossa! esta frase está em que tempo?

Eu nunca fui de acompanhar os jogos da Copa do Mundo, mas eu sei lá o que me deu este ano. Quando a partida entre Brasil x Croácia começou eu jà estava indo dormir e nem assisiti direito o jogo , mas a cada Goallllll, eu acordava  para torcer pelo Brasil. 

Pôxa, aquele menino o Neymar é bom mesmo. Aqui no Japão o povo fala muito dele, que ele é isso e que ele é aquilo. Só porque è bom de bola e tem milhões. Para mim, é a primeira vez que o vejo atuando em um jogo. 

Como eu disse, não sou de acompanhar muito as partidas porque eu não gosto muito de futebol. Aquele monte de marmanjos correndo atrás de uma bola nunca teve muita graça para mim. Mas desta vez, bateu o instinto de torcedor acidental. Começei a assistir todos os jogos de países que me interessavam. Obviamente o Brasil, que será sempre o nosso orgulho, a Itália que é um país que amo culturalmente, e sempre estará entre os meus preferidos , e o Japão. 

Apesar de ter torcido muito pelo Brasil e um "pouquinho" para a Itàlia. O time que me prendeu a atenção do começo ao fim quando entraram em campo foram os japoneses. 

Tecnicamente falando, o time japonês tem pouquissimas chances de vencer alguma partida com larga vantagem. Eles tem que comer mais arroz com feijão e serem mais agressivos . Já começa a desvantagem por aí. E outra, não cometem muitas faltas e nem ficam de bate-boca com o juiz ou com adversários. São muito corretos e pouco agressivos. 

Torci até o último instante pelo time japonês e cheguei até a me emocionar com a cara dos jogadores no final da partida. Cara de desalento, típico de japonês quando não consegue cumprir uma missão. 

É muito engraçado como o japonês admira e idolatra o futebol brasileiro, assim como eles amavam e idolatravam a Ayrton Senna. Eu, por consideração e agradecimento a tanta admiração pelos nossos atletas , não poderia de maneira alguma deixar de torcer pelo Japão e seu astro principal o Honda , que é atualmente do Milan da Italia. 

Aliás, ele é o único que tem cara de quem vai pra cima, o resto tem cara de bonzinhos e nem assusta ninguém. 

Que coisa...meu conceito em relação aos japoneses mudou muito e nem tinha percebido. Torci pelo Japão muito mais que pelo Brasil. Afinal, é o país do meu pai e de meus avós paternos e maternos. 

Este é o país que me recebeu muito bem, apesar de alguns preconceitos, e ainda me receberam de braços abertos mesmo depois que dei uma de covarde e fugi do país , quando houve o terremoto de 2011, e jurei não voltar nunca mais. 

Quando retornei a esta terra, mais precisamente para o povo de Shizuoka (tudo gente boa) , na mesma cidade e no mesmo trabalho que eu literalmente abandonei, os japoneses em unanimidade me receberam com um : Okaeri, que quer dizer , " bem vindo de volta". 

E eu posso ignorar tamanha acolhida? Não posso! 

Aliás, na Suiça tambèm, a cada vez que eu retornava era um tal de " bentornata" , que significa a mesma coisa de Okaeri. Me sentia sempre como se eu estivesse  retornando  para casa. 

Estranhamente não senti isso no Brasil. Ou serà que as pessoas não tem o hàbito de dizer isso? Não sei, nem percebí, mas eu acredito que não ouvi esta frase mágica no Brasil não. Estranho não sentir que está voltando para casa no próprio país. 

Desse  jeito é bem capaz de eu ( por um acaso da vida) ir parar na Africa e me sentir muito mais em casa do que no meu próprio país. 


Nenhum comentário: