sexta-feira, 13 de junho de 2014

Copa do Mundo também é cultura



Primeira vitoria brasileira na abertura  da Copa, e lá fui eu trabalhar com a minha camiseta verde amarelo para comemorar sozinha. É, eu sou a única brasileira no prédio onde eu trabalho.

No caminho percebi alguns olhares curiosos, os japoneses já conseguem identificar as cores da bandeira brasileira por causa da Copa do Mundo . Japoneses são vidrados no futebol brasileiro. 

Pasmem! o preferido dos japas é o Ronaldinho Gaúcho, mas nesta Copa só se fala em Neymar.

Quando eu estava no vestiário, um colega japa que já trabalha comigo hà quase 5 anos olhou para a minha camiseta e me perguntou porque eu estava usando uma camiseta do Brasil?

Achei estranha a pergunta, afinal todos, absolutamente todos os japoneses assistiram a partida inicial da Copa , ou ouviram falar da vitória brasileira. 

Eu respondi que era para homenagear o Brasil que havia vencido a sua primeira partida contra a Croácia. 

Ele continuou com aquela cara de interrogação que só japonês sabe fazer, com a boca aberta. 
- Qual a sua nacionalidade? me perguntou o japa boquiaberto.
- Brasileira, você não sabia? Respondi indignada.
- Não. Pensei que você fosse... filipina. 
- Quêêêêêêê????????

O japa trabalha na minha seção hà 5 anos e nunca nem passou pela cabeça dele que eu sou brasileira. Chocada! Decepcionada! Horrorizada!

Como pode o tipo conviver comigo no trabalho todos os dias , já me ouviu falando em português e nunca nem passou pela cabeça dele que eu seria brasileira e não filipina?

Dei um desconto e apesar da decepção deixei passar, afinal ele é um simples operário, não tem muito estudo e nem conheçe outras culturas e linguas, nasceu no interior do Japão e quase não sai da sua cidadezinha. 

No Japão não importa muito o nível de estudo da pessoa, eles nunca sabem dizer se o Brasil fica na America do Norte ou na América do Sul, e alguns juram até hoje que nós brasileiros falamos em espanhol. Tive a prova disto quando um engenheiro que também já trabalhou comigo veio me perguntar se eu era brasileira ou portuguesa. 

O engenheiro chegou a esta fantástica conclusão porque eu disse a ele que a minha lingua madre era o português. 

Mas afinal, eu tenho cara de quê aqui na terra do Sol nascente? 

Voltando ao meu colega tapadinho, que se surpreendeu ao saber que eu sou brasileira e não filipina, graças a minha camiseta verde e amarelo com a bandeira do Brasil estampada no peito. Ele me contou que hoje pela manhã percebeu pela primeira vez qual era a nacionalidade de seus vizinhos de apartamento quando o carro de um de seus vizinhos amanheceu com uma bandeira do Brasil pendurada no retrovisor . 

Pelo menos a Copa do Mundo já está começando a servir para divulgar as cores da nossa bandeira pelo mundo. Agora, todos os japoneses já sabem aonde fica São Paulo, a cidade sede da abertura da Copa do Mundo 2014 e das manifestações contra o governo  e do trânsito caótico. 

Copa do Mundo também é cultura.



Nenhum comentário: