sábado, 14 de junho de 2014

A Filosofia de vida alla brasileira


                  Bezerra da Silva e sua canção filosófica : Malandro é malandro, mané é mané.


A cada vez que abro o meu facebook , se abre uma enxurrada de noticias sobre o Brasil, muito mais do que fotos e mensagens de amigos e familiares, aquilo que enche o meu mural são notícias fresquinhas vindas do Brasil e do mundo.

Se eu disser que por vezes fico horrorizada com as notícias seria exagero?

Claro que é fácil estar sentado diante de um computador a quilômetros de distância do Brasil, vivendo em um país civilizado e ficar criticando ou se horrorizando com certas atitudes "brasileiristicas", mas como já me disseram uma vez (estando no Brasil): - Não gostou? Volta de onde você veio.

Este comentário mal educado veio de um colega de trabalho quando eu estive no Brasil. É verdade que eu estava em um meio de gente pra lá de mal educada e cheia de malandragem, os vendedores de Consórcio de uma empresa que já tem mais de 25 anos no mercado.

Já trabalhei na área administrativa de grupos de Consórcios e sei bem como funcionava a malandragem neste meio. A única empresa de consórcios honesta que trabalhei penso que foi na Yamaha administradora, mas mesmo assim os vendedores faziam cada coisa inacreditável para " levar vantagem" .

Muita coisa mudou desde o período que trabalhei em administradoras de Consórcios, muitas administradoras foram fechadas, leis foram criadas para proteger o consumidor e o Banco central tomou as rédeas do seguimento. E adiantou?

Eu na minha inocência , cheguei a acreditar que finalmente o sistema de Consórcios estava funcionando conforme a lei e quando do meu retorno ao Brasil há  2 anos atrás , tentei apostar neste seguimento que parecia ter se renovado e  estava passando por um grande "boom" nas vendas de imóveis residenciais.

O sistema de Consórcio em sí é uma ótima opção para quem quer fazer uma poupança forçada , porém , na minha humilde opinião com o mercado imobiliário sofrendo grandes altas e baixas, fica difícil saber se o valor contribuído durante anos , terá realmente poder de compra no futuro.

Independente da funcionalidade do sistema de consórcios, aquilo que pude perceber nitidamente estando neste meio é que o vendedor de consórcio mente, ludibria, e quer sempre levar alguma vantagem sobre o possível investidor. Em contrapartida, também percebi que os futuros candidatos a consorciados também querem levar alguma vantagem sobre os outros integrantes do grupo.

O vendedor mente, promete coisas impossíveis , e o comprador faz que acredita na promessa, para mais para frente cobrar o mentiroso...ops...o vendedor.

Em uma das visitas a clientes juntamente com a minha equipe pude presenciar o fechamento de venda de duas cotas no valor de 400.000 reais cada uma, para uma única pessoa, um engenheiro.
A intenção era a de aumentar as probabilidades de contemplação com as duas cotas por meio de lance máximo na duas cotas e obter o valor total de 800.000 reais em um prazo de 3 meses. Como se procederia isto?

Não consigo entender a engenharia da malandragem, mas por aquilo que entendi, em função do valor alto de lance máximo ou de quitação , o consorciado receberia em um curto prazo o valor investido e mais os dois créditos totalizando o valor de 800.000 reais e continuaria pagando as prestações mensais corrigidas pelo índice da construção e com este valor ele compraria um imóvel à vista.

O interessante no ato da assinatura do contrato é que o futuro consorciado deve assinar uma declaração dizendo que o vendedor não lhe prometeu absolutamente nada fora do contrato, ou seja, coisas do tipo contemplação instantânea. O futuro candidato a consorciado aceitou os termos e assinou. Percebem a conivência?

Depois quando algo dá errado o culpado é o vendedor que o enganou com promessas. Quem está certo em uma situação como esta? o pobre consorciado enganado que se fingiu de João sem braço no ato da assinatura do contrato ou o vendedor que prometeu algo fora dos termos de funcionamento normal do sistema de consórcio?

Quem estava querendo levar vantagem aqui?

A resposta para  tal questão duvidosa é : todos.

Quis citar este exemplo que vivi em terras brasileiras para ilustrar a verdadeira mentalidade e a filosofia do " levar vantagem em tudo" e do "jeitinho brasileiro" que por mais que criem leis, façam uma varredura em sistemas podres que não funcionam mais, o mal sempre volta.

Ela tem raiz na cultura e na filosofia de vida de cada país. E qual é mesmo a filosofia de vida brasileira?

Desde quando eu estudava na escola pública brasileira eu ouvia os meus professores dizerem que o governo não investe em educação porque querem que os brasileiros sejam eternamente incultos e fáceis de manejar. Muita coisa mudou de uns anos para cá e se no passado era praticamente impossível uma pessoa de renda familiar mínima ingressar a Universidade , hoje a realidade é bem outra. Muita gente tem acesso aos estudos Universitários ou de formação técnica.

Então , porque será que o brasileiro continua tão inculto como há 30 anos atrás?

Mais uma vez o governo brasileiro usou de sua filosofia " o jeitinho brasileiro' para facilitar o ingresso dos jovens brasileiros à Universidade. A intenção é aumentar o grau de escolaridade do país. E a qualidade do ensino?Ah, isto é apenas detalhe, o governo fez o seu papel , no mais, cada um que se vire por aperfeiçoar aquilo que o governo não ofereceu.

A verdadeira educação não se mede pelo ingresso a uma Universidade, a verdade educação vem de berço, vem do aprendizado nos primeiros anos de vida escolar, vem da consciência ainda que precoce de valores verdadeiros herdados por nossos pais. No momento que a semente é plantada ela crescerá tal qual o seu meio.

E porque será que até hoje, passados tantos anos, nenhum governo conseguiu tirar as crianças das ruas e oferecer-lhes melhor educação, melhor alimentação. Porque será que  não criaram até hoje leis que obriguem as crianças em idade escolar a frequentarem  uma escola primária com o risco de pagamento de multas e punições para os responsáveis?

Porque será que a raiz de todo mal, a educação precária nas escolas brasileiras ainda não mudou em absolutamente nada?

Fala-se muito em complexo de vira-latas . Será que o brasileiro realmente sofre de complexo de inferioridade e por ter este perfil oculto em sua personalidade se apega tanto a filosofia do "levar vantagem"?

Quem tem este desejo oculto dentro de si, tem que estar sempre em evidência, se destacando por algum feito para se diferenciar dos outros. Levando vantagem de alguma forma para provar o seu valor e o seu nível de esperteza, que cá entre nós, nada tem a ver com inteligência.

Quem tem complexo de inferioridade , ou complexo de vira-latas que seja, sempre culpará a  alguém por sua incapacidade de realizar  feitos . Imagine uma nação inteira com esta mentalidade.

Da-lhe Dilma, a culpa é do PT. Amanhã do PSDB, do PV, e do PQP. E a sua parcela de culpa está adormecida aonde?

Nenhum comentário: