terça-feira, 3 de junho de 2014

A filosofia do achismo


Será que é possível reconhecer a cultura de um país através de  manifestações e comentários em geral em sites de relacionamentos?

Todas as últimas notícias que leio sobre o Brasil vem de páginas do facebook , como a revista Veja, Exame, Isto é , e outros canais da internet. O meu facebook virou página de notícias do mundo. Além das paginas brasileiras, eu também recebo news da Itália , de Portugal ( euronews) , da Suiça e de jornalistas brasileiros radicados no Japão. 

Mesmo com tanta informação bombando na minha página, eu ainda me sinto alienada em relação a economia mundial. Assunto que me interessa muito por estar vivendo em um país ( Japão) que está em plena reforma econômica após perder o posto de segunda maior potência econômica para os chineses. 

Apesar da dificuldade em entender assuntos relacionados a economia mundial e suas tendências, eu procuro ao menos ter uma idéia do que se passa por aqui e em outros países asiáticos. Afinal, o Japão é uma ilha, mas nem por isso está imune as mudanças econômicas no mundo. 

Aqui no Japão não existem  grandes surpresas em relação a economia do país. Tudo parece ser tendencioso , e quando o governo japonês anuncia algum plano futuro , a coisa realmente acontece de forma paulatina , tendenciosa e ordenada. Isto não quer dizer que a população japonesa esteja totalmente de acordo com todos os planos do governo, mas as tendências são sempre muito claras e elas acontecem a médio e largo prazo. 

Agora, vai ler as notícias que chegam do Brasil. Não dá para entender absolutamente nada. A mídia brasileira deixa sempre a impressão de ser sensacionalista, e quem lê uma matéria na Veja, tem que abrir a Isto é, ou a Exame para saber se a história é contada com imparcialidade ou se tem dedo de interesses políticos. 

Quer acrescentar mais a sua informação e ler também os comentários para saber qual a mentalidade dos brasileiros no momento atual?

Qualquer acontecimento, que seja ele nacional ou internacional, a culpa é do PT. E as ofensas ( quase de ordem pessoal) à Presidencia da República?

Ser contra a política de governo é uma coisa, ofender a pessoa da Presidente da República com palavras de baixo calão mereceriam no mínimo uma ação por danos morais. 

Confesso que fico pasma com a "liberdade de expressão" do brasileiro que manifesta opiniões ofensivas , cheias de "achismos" e nenhum respeito com o ser humano. Seja ele, negro, branco, político, religioso , gay, homofóbico ou atriz de filme pornô. O brasileiro sempre tem um comentário ofensivo de ordem pessoal á fazer com fundamento na filosofia do " achismo brasileiro". 

O brasileiro criou esta expressão : Eu acho que é. 

Quem acha não pensa. Crê sem questionar. Generaliza, e ainda por cima deixa um ponto de interrogação para que o outro "ache" o que quiser. 

Não quero aqui defender aqueles que não merecem o nosso respeito e admiração, mas existe uma grande diferença entre discordar e ofender . 

Então, será que dá para pintar o retrato do brasileiro através das redes sociais? 





Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Fiz um comentário com um amigo que tenho, concordo plenamente com assunto abordo "filosofia do achismo". Nós Brasileiros temos que mudar e melhorarmos, em muitos aspectos principalmente na politica e na maneira de poder observar as realidades sem maquiagens e manipulação de interesses das mídias de comunicação, vejo que algumas delas praticam o "SOFISMO" e isso não é saudável para a população do brasil.