segunda-feira, 2 de junho de 2014

Tranquilidade



Hoje voltando do consulado brasileiro, fiquei esperando o meu ônibus por uns 40 minutos. Não, os ônibus aqui não atrasam nunca , eu que desci na estação de trem errada e perdi o ônibus das 15:10.

A única opção que eu tenho para ir até a minha cidade é uma linha de ônibus que opera de 40 em 40 minutos em alguns horários, ou taxis. Os taxis custam muito caro aqui no Japão e eu não estava disposta a pagar 50 dolares por meia horinha de viagem. 

Fiquei no ponto de onibus esperando os tais 40 minutos que não passavam nunca. Aos poucos foram chegando algumas velhinhas japonesas e lá ficamos, sentadas esperando o ônibus. Um silêncio total, que só se quebrava quando por lá passavam os estudantes colegiais em seus bicicletas. 

O ônibus chegou no horário marcado, sem nenhum minuto de atraso. Deixei as senhoras idosas subirem primeiro no ônibus, retirei o meu ticket e me sentei . Silêncio total. 

Aos poucos algumas colegiais começaram a subir no ônibus. Um pouco de rumor, pouquissimo. A viagem inteira só se ouvia o barulho do motor do ônibus e do auto- falante que anunciava a proxima parada. 

Não é um silêncio daqueles que entedia. É um silêncio que tranquiliza. Acho que estou ficando velha , e a vida em uma cidadezinha pacata que nem estação de trem tem, me fez aprender a apreciar o silêncio nas ruas, a gente educada , e o transporte que não atrasa. 

Fazendo uma comparação com a Suiça , que também tem uma pontualidade inacreditável nos horàrios dos transportes coletivos e do silêncio do povo suiço, o Japão ainda é mais barulhento. 

Me acostumei com esta vida silenciosa e cheia de regras. Como posso pensar em viver no Brasil ?

Aos poucos percebo que, viver em uma sociedade onde existam regras , ordem, e um silêncio respeitoso nas ruas é mais fácil do que conviver com a  liberdade caótica e desordenada . 

Nem preciso dizer a qual país eu me refiro, não é mesmo?

Nenhum comentário: