domingo, 29 de junho de 2014

Facebook diminuindo distâncias



Desde quando retornei a terras nipônicas decidi que não compraria um celular, a internet me bastaria. Hoje possuo um IPad e uma linha telefônica residencial com internet. Para mim basta.

No Japão o celular não serve apenas para fazer chamadas telefonicas de onde quer que se esteja, ele serve também para avisar sobre possíveis tsunamis e ocorrências de terremotos. É quase um mal necessário, mas mesmo assim decidi abrir mão para economizar . Já estou até pensando em me desfazer da minha linha telefônica e ficar apenas com o Ipad, ou vice-versa. Contenção de despesas.

Com isto, me tornei uma pessoa "quase" incomunicável. Ninguém me encontra em casa porque eu deixo o meu aparelho telefônico desligado para usar as poucas tomadas que tenho no meu apartamento para outras coisas. Quer falar comigo? Tem que ser pelo facebook , ou Skype.

Claro que é possivel receber mensagens via SMS no meu Ipad , mas eu ainda não descobri como fazer isso. Pra dizer a verdade, nem estou muito preocupada.

O facebook tem sido muito util , principalmente para receber notícias do mundo ,de amigos e familiares. Parece incrível , mas para nós que vivemos longe de tudo e de todos, o facebook ajuda a não sofrermos com a saudade. As pessoas parecem muito mais próximas e a ausência física delas é apenas um detalhe. 

Nestas últimas semanas tenho acompanhado alguns jogos da Copa, e não poderia deixar de torcer pelo Brasil , mesmo distante. O coração fala mais alto nestas horas, apesar dos protestos contra a Copa do Mundo , que na minha opinião são coerentes com a atual realidade brasileira. 

Facebook conectado e a tv japonesa ligada. Não deu outra. As 4:00 h da manhã torcendo pelo Brasil pelo facebook. 

Com quem eu poderia compartilhar este momento não fosse o facebook?

As vezes fico pensando o quanto estamos dependentes desta  maquina e o quanto a internet tornou  nossas  vidas menos limitadas. Como seria então, a minha vida do outro lado do mundo sem este instrumento de mensagens e imagens instantâneas?

Parece impossível imaginar que ha alguns anos atrás eu me comunicava com familiares por carta. Espera de mais de uma semana,e as notícias sempre chegavam atrasadas.

Seria possível viver longe de tudo e de todos e não sofrer se a internet não existisse?

Acho difícil...


Nenhum comentário: