quarta-feira, 18 de junho de 2014

A educação e a nacionalidade de cada um


Mamma mia! 

Eu e meus laboratórios culturais...

Estes dias começei a teclar com um holandês, e como ele é muito inteligente e fala 5 linguas , é claro que dei o maior mole pro tipo e sempre respondo as suas mensagens com a maior boa vontade. 

Depois que falei com ele pela primeira vez, lá fui eu fuçar sobre os holandeses. Claro, quando começamos algum contato com pessoas de outras culturas é preciso saber pelo menos o mínimo sobre a cultura do indivíduo para não subestima-lo ou não super valoriza-lo alèm do que ele merece.

Li em um blog que os holandeses são meio ...grossos. Fiquei pensando cá com os meus botões. Grossos em que sentido?

Em um dos posts , uma brasileira que vive na Holanda contava que os holandeses não são em nada parecidos com os brasileiros, e que se você vai visitar uma familia holandesa , eles nem te acompanham até a porta , e nem ficam dando tchauzinho como nós o fazemos na hora de se despedir. 

Bom, até aí, tudo bem. Meio falta de educação , mas dá pra deixar passar. 

Ontem foi o aniversario deste meu novo contato poliglota e eu mandei um " Parabéns" , bem seco, assim como eles gostam. O holandês nem agradeçeu...deixei passar...

No domingo ele me pediu para falarmos pelo Skype com video camera e como eu estava dormindo pedi a ele que fosse mais tarde. Ele concordou e disse que entre 5 horas estaria no Skype. A idiota aqui acordou na hora marcada toda linda e cadê o holandês? 

Quando perguntei a ele aonde ele estava no domingo, ele me disse muito descaradamente que estava cansado e dormiu cedo. Nem uma desculpa esfarrapada, do tipo, meu tio estava passando mal  e eu fui leva-lo ao hospital, ou um pedido de desculpas...niente...de niente. 

Pior foi quando eu o cumprimentei pela atuação do time holandês na Copa , e ele alèm de não agradecer ainda meteu o pau no Neymar, dizendo  que ele não era bom jogador. 

Pior do que o pior foi ele se despedir rispidamente, secamente porque ele iria assistir a partida Chile X Espanha. 

Eu, muito educamente desejei um bom jogo e ele ...naaaaaadaaaaa.

Aos poucos vou entendendo aquilo que li em blogs de brasileiras e brasileiros que vivem na Holanda. Este povo é um pouco grosso e direto demais. E ainda se gabam de serem menos frios do que os alemães. Eu estou começando a achar que é tudo farinha do mesmo saco. 

Até hoje não encontrei a medida certa frieza e calor humano na Europa. Os italianos são mais descontraidos e falantes, mas aqueles de Milão são insuportáveis. Melhor mesmo são os italianos do Sul . Tutti buona genti!

Os suiços tambem são frios , parecem alemaēs. Os melhores são os da Suiça-italiana. Posso até arriscar em dizer que os suiços-italianos estão na medida certa de frieza, educação e simpatia. São muito educados, sem dúvida alguma , até o momento, são os meus preferidos no quesito frieza e educaçao na medida certa. 

Agora , vai ser duro aprender a entender ,compreender e respeitar a cultura holandesa com toda esta falta de gentilezas. 

Pode ter sido apenas uma má  impressão pelo fato de eu ter lido antes sobre a falta de educação  dos holandeses , ou pode ter sido a mais pura e verdadeira confirmação . Vai saber. 

Como todos os contatos que faço pela net tem sempre um teor cultural ( aprendizagem de linguas) , vamos esperar mais um pouco para pintar o perfil desta gente do país das tulipas. Em algum momento iremos  nos "chocar" nas diferenças culturais e comportamentais.

Estou pagando pra ver. Adoro choques culturais. Quero me aprofundar no meu laboratorio e ver até onde vai a falta de educação desse povo e até onde vai a minha paciência com tais "diferenças" culturais. 



Nenhum comentário: