segunda-feira, 9 de junho de 2014

A moralidade brasileira



Em um post qualquer, escrevi sobre a moralidade brasileira e seus paradoxos. O Brasil passa a imagem para o mundo de que é super liberal em todos os termos, principalmente na questão sexual. 

Bem, eu sempre tive esta impressão também. Mas as coisas não são bem assim. A mentalidade brasileira é aquela do faça oque eu digo mas não faça oque eu faço. 

O brasileiro não tem a mentalidade aberta para questões sexuais, o brasileiro apenas sensualiza e erotiza seus relacionamentos . Tipo aqueles romances super erotizados de Nelson Rodrigues que passavam no Fantástico. Quem se lembra?

Eles adoram piriguetes e popozudas , mas vai chamar a irmã de um cabra qualquer com esses adjetivos?

Mulheres que usam vestidos curtos e roupas decotadas são vagabundas, mas eles adoram ve-las estampando as capas de revistas masculinas. Metem o pau, mas não deixam de comprar .

Brasileiro é um machista  pós moderno. Se adaptou muito bem aos tempos modernos sem perder a essência. 

O brasileiro não tem boa memória para lembrar de políticos que um dia formaram cartéis, que roubaram os cofres do governo e os reelegem. Nem  se lembram também daqueles , que um dia defenderam os interesses do povo . 

O brasileiro tem boa memória para lembrar do filme de início de carreira da Xuxa, e julga-la nociva e sem moral para os pequenos. 

O brasileiro ainda julga aquela moça do vestido Rosa que foi expulsa de uma faculdade por ser um tanto exibicionista e que se aproveitou desta oportunidade para brilhar nas páginas de todos os jornais , revistas e programas de tv. Mas qual foi mesmo o grave crime que cometeu esta moça para ser tão criticada?

Ahhh, sim, ela se aproveitou de uma ocasião, foi oportunista ,corajosa e criativa. E daí?

Conduta moral? A conduta moral desta moça não é diferente de uma grande maioria da população brasileira. A diferença é que ela se assume. E cá entre nós, ela é bem esperta. Merece a minha admiração. Não tenho falsos pudores e admiro quem sabe utilizar os neurônios a seu favor, mesmo falando o português errado. 

E a moça que foi apedrejada e linchada no Guarujá, só porque uma meia dúzia de doidos " alucinou" que ela era uma bruxa ou macumbeira que roubava crianças?

É incrível a capacidade que o ser humano tem de julgar as pessoas através de sua ótica limitada, de seu conhecimento de mundo, de suas verdades absolutas e de seu falso moralismo. 

Brasil, tá na hora de acordar, de ter uma postura decifrável, de vender uma imagem mais adequada à realidade e a mentalidade brasileira. 
 
O mundo ainda se espanta ao saber que no Brasil ninguém faz topless, e nem nada nú no mar sem correr o risco de ser preso por atentado ao pudor. 

Brasil, mostra a sua cara!
 



Nenhum comentário: