sábado, 14 de junho de 2014

No país do Sol nascente


                                                No país do Sol nascente 

São pouquissimas as vezes que trabalho até até as 4 ou 5 da manhã, carga horária de 10 à 12 horas. Aqui no Japão é normal trabalhar tantas horas e em turnos alternardos. 

As vezes quando volto do trabalho, sempre as 2 da manhã , é normal cruzar com algum doido correndo de madrugada. Ou são velhinhos aposentados, ou gente que trabalha em turnos alternados, ou são doidos mesmo. 

Ontem decidi fazer 2 horinhas extras e sair do trabalho as 4 da manhã. Aqui no Japão já é verão e neste horário o sol já está nascendo. 

No meio do caminho percebi uma luz muito forte que vinha do alto da ponte que cruzo sempre quando volto de bicicleta para casa. Não conseguia identificar que luz era aquela, pareciam dois focos de luz muito brilhantes e de um amarelo ouro intenso. 

Mas será que colocaram iluminação na ponte? Ou serão aqueles balōes japoneses de Matsuri ( festividade japonesa) ?

Me aproximando mais do local, a luz foi se dissipando, sumindo literalmente. Era o reflexo do nascer do Sol que estava refletido em uma das janelas do predio mais alto da região e que visto de um certo ponto dava a impressão de vir do prédio como se fosse uma super lâmpada emitindo luzes douradas. 

Fiquei intrigada e começei a procurar o Sol. Mas de onde ele está refletindo aquela luz dourada tão intensa? 

Chegando ao meu prédio pude finalmente ver onde ele estava escondido. Obviamente que ele estava atrás de mim, se eu via o seu reflexo a minha frente. Mas sabe como é, paulista , vivendo sempre entre imensos arranha-céus e muita poluição nunca para para observar o céu e pensar onde  o Sol nasce . 

Aqui na região onde eu moro a cidade é bem pequena e praticamente não tem prédios. Pode se observar todo o céu e suas manifestações diariamente. Outro detalhe, aqui o céu é sempre de um azul límpido e anil, mesmo no inverno. O nascer do Sol no verão é fantástico e o pôr do Sol também. 

Por várias ocasiões pude fotografar os céus japoneses ao entardecer, um verdadeiro espetáculo de cores que nunca vi na minha vida estando em São Paulo. 

O nascer do Sol já é uma ocasião mais rara . Normalmente a esta hora já estou me preparando para dormir e nem abro a janela. Ontem a experiência foi tão inusitada e fantástica que parei em frente ao meu prédio e fiquei tomando fotos do nascer do Sol. 

Vou tentar ficar acordada até as 4 da manhã e esperar o Sol nascer para ver se consigo algumas fotos com mais efeito . 

E pensar que tive que viver toda uma vida ( em São Paulo) me privando de contemplar estes pequenos espetáculos da natureza,  que após um dia largo de trabalho fazem toda a diferença. 




Nenhum comentário: