quinta-feira, 9 de agosto de 2012

É preciso ter Coragem

Nunca tive medo de nada e de ninguém nesta vida, talvez seja o meu sol em capricornio que me faz assim quase invencível. Já fui pior, hoje com o passar dos anos e a eminência de chegar a meio século de vida , a menopausa, a velhice, o reumatismo e tantos outros trens que vem naturalmente com o avançar da idade, estou mais comedida do que ha 20 anos atrás, mas por incrível que pareça aquela "coragem" que beira ao extremismo de uma mente sem juizo ainda me persegue. Não sei se é falta de juízo, ou se é excesso de coragem o meu problema. Alguns dizem que é falta de juízo. Não vejo por este ângulo.
Nunca me faltou coragem para enfrentar situações extremas que eu mesma criei com a minha impulsividade de fazer as coisas no calor do momento, ou simplesmente por não suportar uma rotina massante e sem resultados. Éh, eu acho que para suportar uma dura rotina tem que haver uma recompensa em algum momento, senão, não vale o sacrifício.
Cá estou eu de novo do outro lado do mundo. Como vim parar aqui sem ter condições financeiras nem de atravessar o litoral paulista de balsa? Pois é, quem não tem dinheiro tem que ter é muita "coragem" para atravessar oceanos e viver algo novo. Não tão novo, porque já estive aqui por mais de 2 vezes e todas as vezes eu estava sem dinheiro. Nem sempre se compra uma passagem só com dinheiro. Paga-se com a coragem. E coragem nada mais é do que a confiança em sí mesmo. Aquela certeza de que voce pode contar com você mesmo e que nada vai dar errado porque você jamais pisaria na bola com voce mesmo. Claro que não basta apenas coragem sem ter um pouco de "sorte" , amigos , e muita, mas muita cara-de pau para pedir ajuda a quem quer que seja . Ninguém seria capaz de negar ajuda a uma pessoa que confia em sí mesma, a não ser que esta pessoa não embarque na sua coragem, ou seja, é um covarde convencional.
Conheci apenas uma pessoa até agora e já estou recebendo mais ajuda do que eu precisava, ou seja, eu mesma poderia resolver os meus problemas burocráticos e questões de ordem pessoal mas já recebi mais um depósito. Depósito de confiança.
Com tudo oque eu já vivi nesta vida e todas as dificuldades que enfrentei , concluo que nesta vida basta ter coragem e vislumbrar sempre um amanhã. Se este "amanhã" vai dar certo ou não, não se sabe.
A vida é feita de grandes surpresas e escolhas, sejam elas acertadas ou não. Não existe nada mais frustrante do que viver uma vida inteira de resignação por falta de coragem para viver grandes mudanças.
Durante este mês terei com certeza muitos desafios na minha readaptação a esta nova cidade, novo emprego, novas pessoas, e todo aquele pacote que vem junto quando decidimos mudar radicalmente de vida, ou melhor dizer, de país, mas sei que enfrentarei tudo com a mesma coragem que enfrentei o meu retorno imprevisto ao Brasil.
Como nesta vida nada é 100% perfeito, senão, nem teria graça. O único problema do corajoso é a sua autosuficiência e egocentrismo que beira ao individualismo. Quer me acompanhar? Então me ajude, ou não atrapalhe. Este é o meu lema no momento.

Nenhum comentário: