domingo, 12 de agosto de 2012

O tatame nosso de cada dia

O tradicionalissimo tatame japones
Koro- koro cheio de resíduos do tatame.
.

Muitos apartamentos japoneses ainda são forrados com o tradicionalissimo tatame japonês , que é um tipo de palha seca feita com folhas secas de arroz. Não sei precisar o quanto é milenar esta tradição(provavelmente antes da era Meiji) e também não sei dizer se é menos custoso do que colocar um carpete de madeira , por exemplo, que seria mais fácil de limpar e não acumularia tantos ácaros e outros resíduos. Todos os dias tenho que passar um koro-koro (rolo adesivo) para tirar os resíduos que se soltam do tatame.Para os apreciadores da cultura japonesa, dormir em um quarto forrado por tatames seria o máximo, mas na prática só serve para piorar a minha rinite alérgica.
Também tenho observado que são poucas as casas que tem mesas de jantar de vidro, quase todos são em madeira maçica. Isso deve ser por questões de segurança, pra se esconder debaixo da mesa quando ocorrer um terremoto. Aliás, os japoneses sempre nos aconselham a nos proteger debaixo de mesas, então nem poderia ser de vidro né, cabeção!

Um comentário:

tamiris disse...

olá,. eu tenho um tatame desse e meu gato fez xixi, vc tem alguma dica de como limpar?
obrigada