sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entrando muda e saindo calada...


Eu já estou habituada aos blás, blá, blás que rolam por aqui quando a gente fala demais. O Japão não é como o Brasil que podemos falar aquilo que pensamos e fazer oque quisermos a qualquer hora e em qualquer lugar. Aqui o bicho pega! É um povo muito reprimido e cheio de convenções. Então eu decidi a entrar muda e sair calada no meu trabalho. Cumprimento a todos, como deve ser feito aqui, mesmo que não te respondam. É, aqui no Japão voce deve cumprimentar a todos e não esperar que te respondam. Pode ser o gerente da fábrica ou o presidente, e ele não tem obrigação de te responder, mas você deve cumprimenta-lo mesmo assim. Coisa mais ridícula!
Para mim cumprimentar um japonês por aobrigação é o mesmo que cumprimentar uma parede ou uma porta, mas tudo bem. É assim que deve ser por aqui.
Eu saio cumprimentando tudo que é japonês , portas e paredes. Não espero resposta de nenhum deles. Passo o dia calada, quase muda. È assim que eles gostam que você trabalhe.
Tem horas que eu percebo que a japonesada quer conversar, relaxar um pouco, mas eles evitam ficar de conversa fiada durante o trabalho, porque eu que sou estrangeira não abro a boca nem pra bocejar enquanto estou trabalhando. Tipo, pega mal para eles!
Sinceramente, não sei como e nem quando começei a ficar tão silenciosa. Deve ser desde quando eu começei a morar sozinha e apreciar os meus momentos de solidão , tranquilidade e silêncio. Ou talvez, desde quando começei a escrever. Escrever ajuda muito a organizar os nossos pensamentos e a desacelerar um pouco a ansiedade. Segui alguns conselhos de psicólogos que salientavam esta questão. Escrever tudo que vem a mente ajuda a relaxar.
Automaticamente, você não precisa mais de ouvintes para os assuntos que te interessam , que por muitas vezes não interessam aos outros. Assim você poupa os ouvidos do seu colega interlocutor e poupa a sua saliva também. Le quem quer e deleta quem quiser.
Claro que o ideal seria ter uma ótima comunicação interpessoal , mas nem sempre a gente tem paciência com aquilo que vem do lado de lá. Então, eu me calo. Faço cara de paisagem e fico na minha. Incrível. Eu jamais poderia pensar que um dia eu seria assim. Tão silênciosa.
Mas não se enganem. Não pisem jamais nos calos de um capricorniano sem uma boa intenção, apesar do silêncio habitual, a resposta pode ser bem mal criada.
Isto serve para qualquer tipo de relacionamento, não só no profissional. Se não quiser ouvir respostas atravessadas , nunca provoque e nem canse a paciência de um capricorniano com os seus blá, blás, blas , não me toques e não me reles. Ainda mais um capricorniano com a lua em escorpião.

Nenhum comentário: