sábado, 18 de agosto de 2012

Entendendo as raízes


No Brasil qualquer um que tenha feições orientais são considerados japoneses, mesmo que seja nascido em terras brasileiras ou tenha outra origem. Se a questão é a aparência, porquê os afro-descendentes são considerados brasileiros? Eis a pergunta que não quer calar!
No Japão, qualquer um que não seja nascido no Japão é considerado um estrangeiro. E se tiver feições afro , mesmo que seja um francês será considerado um africano. Então eu concluo que, a forma como as pessoas nos julgam é primeiro pela aparência e segundo pelas origens. É claro que depende muito do grau de inteligência de cada um que nos julgam também, mas isso é uma minoria.
Para nós que somos descendêntes de japoneses , nascidos , educados e criados em terras brasileiras , é preciso compreender que, aqui na terra do sol nascente se não respeitamos as regras e os bons costumes desta nação já somos considerados "gomi"(lixo) , ou seja, não é bem vindo a conviver em comunidade . E isso vale também para os japoneses nativos que não respeitam regras de boa conduta.
Uma questão que acho interessante é a questão dos estrangeiros casados com japones legítimos. Estes também são diferenciados aqui no Japão. Recebem um melhor tratamento, mesmo que não saibam falar a língua local. O que não acontece comigo por ser" brasileira" e filha legítima de japonês. Talvez se eu fosse "francesa" e filha de japonês legítimo eu teria um outro tratamento aqui . Em fim, os japoneses adoram os europeus e os estadunidenses.
Sabendo destas diferenças, eu adotei uma postura particular: Eu sou "gomi", não por ser brasileira,mas por ser filha de um japonês legítimo e que não aceita nenhum tipo de submissão induzida. Pronto! Está resolvido o meu impasse nesta terra de harakiris ,samurais e kamikazes.
Quanto ao Brasil ou a qualquer outro país que eu venha a viver, serei sempre a oriental de ascendência japonesa e vivência brasileira. Faço questão, pois os japoneses ainda são muito bem vistos no mundo todo.
Na europa , quando tentei obter um visto de permanência, o meu maior inimigo foi o meu passaporte brasileiro que nada tinha a ver com as minhas origens orientais. Me aconselharam até a obter um passaporte japonês para conseguir a permissão de residência com mais facilidade.
Com a chegada da crise mundial, a queda de alguns países e a ascensão econômica do Brasil como país do futuro, a imagem do país vem melhorando muito no exterior. Dentro de alguns anos o passaporte brasileiro será tão respeitado quanto o passaporte japonês. Assim, espero.
Se bem que, atualmente a raça que está obtendo maior respeito , apesar de muita gente torcer o nariz para eles, são os chineses. O mundo está tendo que engolir os chineses. São os efeitos da globalização.

Nenhum comentário: