quinta-feira, 9 de agosto de 2012

De volta a terrinha do sol nascente


Novamente na terrinha do sol nascente, mas desta vez escolhi uma cidade bem lonnnnge dos resíduos do desastre nuclear. Até agora não tive nem surpresas desagradáveis e nem problemas. Até para abrir conta no banco, sem endereço certo,nem telefone fixo, nem dinheiro e sem escrever em japones eu consegui sem problemas. Segundo o meu agenciador ele sempre tem problemas para abrir contas para estrangeiros.Bom, comigo vai ser diferente!
Hoje enfrentei uma situação muito curiosa para nós brasileiros que sempre damos um jeitinho pra tudo, ao contrário dos japones.
Eu me esqueci completamente de comprar um adaptador de tomadas no Brasil e lá fui eu procurar nas lojas japonesas sem grande sucesso, até que fui ao Joshin, uma loja de eletroeletronicos e achei o raio do adaptador para os meus aparelhos bivolt que já estavam ficando sem carga nenhuma. O mais estranho é que o vendedor me disse que este adaptador não poderia ser usado no Japão , por recomendação do fabricante. Mas porque????
Perguntei ao vendedor e ele não soube me responder, então ele foi perguntar ao supervisor e segundo o supervisor japones , o adaptador foi feito para aparelhos fabricados no exterior mas não poderia ser usado no Japão. Why??? Não entendi porque não poderia se os meus aparelhos são bivolt e o encaixe dava certinho? Foi uma confusão na loja, um tal de perguntar pra um ,perguntar pra outro , até que eu decidi comprar assim mesmo. E não é que funcionou?
No Japão , eles tem o costume de não se comprometer com nada, e como na embalagem a instrução era o de não usar o adaptador em terras nipônicas, então os japoneses seguem rigorosamente esta restrição sem nem saber o por quê.Mas se o adaptador foi feito para aparelhos estrangeiros , qual a necessidade de compra-lo e não poder usa-lo no Japão?Então se usa aonde? No exterior? Então não preciso do adaptador, se só posso usa-lo no meu país. Estas foram as minha indagações e eles não souberam responder. Ficaram um olhando pra o outro com cara de interrogação.
Os japoneses são muito corretos em tudo, quase sistemáticos , e até confesso que eu também sou assim em muitas coisas, mas nunca deixaria de resolver uma situação de "venda" só porque o fabricante escreveu uma recomendação na embalagem. Para a nossa cultura é até deselegante fazer tamanha confusão sem solução na hora da venda.
Como eu já estou muito acostumada com a cultura japonesa, apesar de não concordar com muitos pontos , tirei de letra e cá estou eu usando o meu net book com o adaptador que me aconselharam a não usar no Japão e conectando gratuitamente na net. Coisa que os japoneses também me aconselharam a não fazer.
Então, é o seguinte: Nunca acredite em 100% das coisas que falam os japoneses. Se dá pra dar um "jeitinho". Por que não?

Nenhum comentário: