sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A TPM nossa de cada mês


A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, tem feito grandes estragos na minha vida pessoal. De fato , a TPM existe e tem vários sintomas. Algumas pessoas sentem muitas alterações emocionais, enquanto outras sentem muitos sintomas físicos, ou até mesmo as duas coisas juntas.
Todas as minhas grandes decisões tomadas no calor do momento foram no periodo da TPM, e todas as brigas e desentendimentos tiveram fim na TPM. Tiveram fim mesmo, porque nunca mais deu para voltar atrás e consertar o estrago. Para aquelas pessoas que são mais íntimas eu já logo aviso sobre o meu estado emocional na TPM e peço para que elas nem se aproximem de mim neste periodo para que eu não as magôe com os meus acessos de ira incontroláveis.
Por um periodo cheguei a pensar que eu estivesse criando tais crises de forma consciente, e colocando toda a carga de responsabilidade sobre esta fase como se fosse uma desculpa para os meus atos impensados, mas a coisa não funciona bem assim. Os efeitos da TPM são involuntários e você só vai perceber que é ela que está alterando o seu humor quando após a fase pré- mestrual ( média 1 semana) ocorre o sangramento e toda aquela irritabilidade vai embora como em um passe de mágica.
Conhecendo bem a mim mesma e as reações do meu organismo a esta fase, procuro sempre marcar compromissos muito importantes para a fase pós-menstrual, mas nem sempre isto é possível. Neste periodo , vale tudo! Chá de camomila, travesseiro de alfazema, pouca luz, isolamento, pouca cafeína, chá de alface , suco de maracujá , meditação, e tudo mais para amenizar os sintomas emocionais que para mim ainda são os piores.
Abaixo, o link da Bayer que fala sobre a TPM
http://www.bayerpharma.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/tpm/index.php

Nenhum comentário: