segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fases

Tenho amigas de todas as idades,dos 18 aos 40 e tantos anos,mas pra dizer a verdade não sei dizer aonde eu me encaixo...
As de 18 anos me parecem ser muito muito mas muito infantis e quase não dá pra conversar nada com elas,mas são sem dúvida umas graçinhas de meninas.Sim,meninas,pois nessa fase ainda não crescemos,estamos descobrindo a vida aos poucos,mas sempre pensamos que já sabemos de tudo.Eu quando fiz 18 anos pensava ser dona da verdade e finalmente ingressada na maioridade.Ledo engano.
As de 20 e poucos anos já são quase todas casadas,tem filhos e muitas responsabilidades que vem junto com a maioridade.A maioria está aprendendo a ser responsável pelas suas decisões ,mas ao mesmo tempo ainda falta uma certa maturidade que para mim só atingimos perto dos 29 ou 30 anos.Eu disse aprendendo...esta é a fase do aprendizado.
As de 30 e poucos anos já são mais maduras sabem o que querem da vida e estranhamente ficam mais interessantes ,mas também mais arrogantes,donas da verdade e dos cosméticos milagrosos.Algumas se transformam em verdadeiras neuróticas.
As de 40 e tantos anos...bom,esta fase é crítica e vem junto com a crise da meia- idade ,algumas se esquecem de cuidar de si mesmas e começam a engordar,cuidar da vida do marido,dos filhos e o horror de ser avó antes do tempo é por muitas vezes maior do que todas as ruguinhas que começam a aparecer.A ansia de viver o "agora" se torna uma fixação,como se devessemos resgatar o tempo perdido.Nesta fase tudo aquilo que haviamos realizado ou vivido na vida parece perder o valor e começamos a buscar novos começos .Decididamente esta é a fase da maturidade plena para uma mulher.O único detalhe que algumas pessoas (minhas amigas) se esquecem é de se renovar por dentro também.Infelizmente a grande maioria das pessoas se prendem a valores antigos,ultrapassados e insistem em voltar no tempo quando na realidade esta nova fase pede renovação interior .Afinal de contas,estamos sempre aprendendo a cada nova fase da vida.

Nenhum comentário: